CAPS completa oito anos de atividades em Santana do Ipanema

04 nov 2013 - 23:06


Chapa

Foto: Assessoria PMSI

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Irmã Leontia, de Santana do Ipanema, completou oito anos de atividades no município. O CAPS foi Inaugurado em 4 de novembro de 2005.

O Centro de Atenção Psicossocial Irmã Leontia é uma parceria com a prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde.

Pessoas com distúrbios mentais, ou dependentes de drogas ilícitas e licitas são encaminhadas para acompanhamento. Cerca de 140 pessoas são tratadas diariamente no local.

O órgão funciona de 2ª a 6ª feira das 8h às 17h, oferecendo 3 refeições diárias aos usuários. Segundo a coordenadora, enfermeira Cristina Pereira Lacerda, os usuários produzem artesanatos sob orientação dos técnicos da Unidade.

O CAPS possui uma equipe composta por médico psiquiatra, enfermeiro, psicólogos e assistente social.

Objetivo do Centro de Atenção Psicossocial é promover a inserção social dos usuários através de ações intersetoriais que envolvam educação, trabalho, esporte, cultura e lazer, montando estratégias conjuntas de enfrentamento dos problemas.

Para ser atendido num CAPS pode-se procurar diretamente esse serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família ou por qualquer serviço de saúde. A pessoa pode ir sozinha ou acompanhada, devendo procurar, preferencialmente, o CAPS que atende à região onde mora.

Cristina afirmou que: “somente o amor, a dedicação e a atenção são capazes de reinserir aqueles que sempre ficaram escondidos da vida social”.

Por Roosevelt Valões – Ascom/PMSI

Comentários