Hospital de Santana celebra mais de 150 mil exames em um ano

Foto: Ascom HRCRM

O Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, unidade administra pelo InSaúde – Instituto Nacional de Gestão e Pesquisa em Saúde, contabilizou, entre janeiro de 2023 até dezembro deste ano, mais de 76 mil atendimentos. E está fechando o ano com um balanço altamente satisfatório, entre as principais iniciativas administrativas destaca a reforma do Centro Obstétrico, e com a aquisição de equipamentos e materiais novos, assim como os reparos de toda as áreas internas e externas.

A unidade oferece atendimento nas especialidades de Ginecologia/Obstetrícia, Cirurgia Geral, Clínica Geral, Pediatria e Radiologia, além de cirurgias de baixa e alta complexidade. Entre os serviços e exames, a unidade de saúde disponibiliza Análises Clínicas, Raio-X, Ultrassom, Serviço de Pronto Atendimento, Tomografia, Urgência, Emergência, Serviço de parto normal e cesariana.

Realizamos aproximadamente 47 mil exames de imagens, mais de 6 mil cirurgias, 14 mil atendimentos ambulatoriais, 15 mil atendimentos ambulatoriais, 9 mil internações e mais de 141 mil exames laboratoriais.

O Hospital atende pacientes de vários municípios e estados vizinhos como Sergipe, Pernambuco e Bahia, tendo em vista que nossa unidade é porta aberta. A unidade possui atualmente 142 leitos, divididos em leitos clínicos, leitos cirúrgicos, leitos obstétricos, leitos pediátricos , UTI adulto. UTI e UCI neo.

Hospital Regional de Santana investe em obras para aprimorar atendimentos

(Foto: Ascom / HRCM)

O Hospital Regional de Santana, referência em cuidados médicos na região, está passando por um processo de expansão e modernização para oferecer um atendimento ainda mais eficiente e confortável aos pacientes. Com um número crescente de pacientes que procuram serviços médicos no Hospital Regional de Santana, a administração destacou a importância de investir em melhorias que possam atender às demandas cada vez maiores da comunidade.

Os pacientes podem esperar ambientes mais espaçosos, com tecnologia de ponta para diagnósticos e tratamentos. Novos equipamentos serão incorporados para fortalecer a qualidade dos serviços oferecidos, garantindo que os pacientes recebam cuidados de saúde da mais alta qualidade.

(Foto: Ascom / HRCM)

As melhorias em andamento no Hospital Regional de Santana estão sendo recebidas com entusiasmo pela comunidade local, essas mudanças resultam em tempos de espera limitados, acesso a tratamentos avançados e um ambiente mais acolhedor para pacientes e familiares durante o período de internação.

(Foto: Ascom / HRCM)

 

Compromisso com o Futuro

A administração destacou que melhorias fazem parte do compromisso contínuo da instituição em proporcionar cuidados de saúde de excelência. “Estamos empenhados em atender às necessidades da nossa comunidade e em garantir que nossos pacientes recebam atendimento de qualidade, com atenção e respeito.” O hospital reafirma seu compromisso em oferecer serviços de saúde de alta qualidade e em criar um ambiente propício à cura e ao bem-estar de todos os pacientes atendidos.

(Foto: Ascom / HRCM)

Hospital de Santana e Hemoal-Arapiraca Promovem Campanha de Doação de Sangue

A doação de sangue é um ato altruísta que pode beneficiar até quatro pessoas em situações de emergência. (Foto: Assessoria)

O Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM), unidade administrada pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde – InSaúde, em parceria com a HEMOAL-Arapiraca estará realizando uma importante Campanha de Doação de Sangue para ajudar a salvar vidas e fortalecer o estoque de sangue na região.

A iniciativa, acontecerá no dia 17 de agosto, das 08h às 16h, no HRCRM, e tem como objetivo incentivar a participação dos colaboradores, pacientes e comunidade em geral para contribuir com um gesto nobre e essencial: a doação de sangue.

Benefícios da Doação de Sangue

A doação de sangue é um ato altruísta que pode beneficiar até quatro pessoas em situações de emergência, cirurgias, tratamentos médicos e outras necessidades de saúde. Além disso, ao doar sangue, os voluntários têm a oportunidade de fazer a diferença na vida de outras pessoas, proporcionando esperança e uma segunda chance de vida para aqueles que precisam.

Requisitos e Recomendações

Para participar da campanha, os doadores devem atender a alguns requisitos básicos, como ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e estar descansado e alimentado no momento da doação. É importante apresentar um documento oficial com foto no momento da doação.

Para tornar a experiência de doar sangue ainda mais gratificante e segura, algumas recomendações são feitas aos doadores. Entre elas, tomar bastante líquido antes da doação para estar bem hidratado, evitar fumar nas duas horas após a doação, descansar por 15 minutos após a doação e não deixar de se alimentar.

Data e Local:

Data: 17 de agosto
Horário: Das 08h às 16h
Local: HRCRM – Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo

Seja um herói, doe sangue e salve vidas! Junte-se a nós nessa importante Campanha de Doação de Sangue e faça a diferença na vida de muitas pessoas!

Blitz de conscientização, promovida pelo HRCRM, mobiliza Santana do Ipanema

Foto: Assessoria / HRCRM

Na manhã desta sexta-feira, o Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM) realizou uma Blitz de Conscientização de Lavagem das Mãos no centro da cidade de Santana do Ipanema – AL. A ação, promovida pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), contou com a parceria dos estagiários de Técnico de Enfermagem e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Santana do Ipanema.

A iniciativa teve como objetivo disseminar a importância da higienização correta das mãos para prevenir doenças e promover a saúde. Durante a blitz, a equipe do (SCIRAS) realizou orientações sobre as técnicas adequadas de lavagem das mãos e distribuiu materiais informativos para condutores e pedestres que passavam pelo local.

Além disso, uma tenda foi montada para oferecer serviços de saúde à população. Foram realizadas aferições de pressão arterial e glicemia, com mais de 100 pessoas atendidas. Essa iniciativa busca não apenas conscientizar sobre a lavagem das mãos, mas também promover a saúde de forma abrangente, com a realização de exames simples que podem identificar possíveis alterações.

A Blitz de Conscientização de Lavagem das Mãos é mais uma ação realizada pelo hospital com o intuito de prevenir doenças e promover a qualidade de vida. O HRCRM reafirma seu compromisso em oferecer assistência de qualidade, aliando ações de conscientização e cuidado à população.

Foto: Assessoria / HRCRM

24 Maio

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Hospital Regional de Santana do Ipanema explica diretrizes do Parto Normal

Foto: Assessoria / HRSI

O Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, unidade gerida pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (InSaúde), emitiu uma  nota de esclarecimento, nesta quarta-feira (24), para desmistificar algumas informações falsas que têm circulado nas redes sociais.

Entre alguns dados contidos no comunicado, estão as taxas de mortalidade em partos no Brasil em comparação com a taxa atual da principal unidade médica do Sertão de Alagoas. “No HRCRM a taxa de mortalidade fetal é de 3,64 por 1000 nascimentos, abaixo da média nacional”, diz a assessoria.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Considerando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que apenas 15% dos partos sejam realizados por meio de cesariana;

Considerando que no Brasil a taxa de partos cesáreos é de 55%;

Considerando que no HRCRM a taxa de partos cesáreos foi de 50% em 2022;

Considerando que a taxa de mortalidade fetal no Brasil é de 8,33 por 1000 nascimentos;

Considerando que no HRCRM a taxa de mortalidade fetal é de 3,64 por 1000 nascimentos, abaixo da média nacional;

O HRCRM, informa que segue as melhores práticas nacionais e internacionais, baseadas nas Diretrizes de Assistência ao Parto Normal. Dito isso é importante destacar que a decisão de realizar uma cesariana é uma conduta médica, embasada em critérios clínicos e sempre visando o bem-estar da mãe e do bebê.

Por fim reafirmamos nosso compromisso com a população das 9ª e 10ª regiões de saúde de Alagoas, oferecendo assistência segura e humanizada, com foco na saúde e no bem-estar de todas as gestantes e recém-nascidos atendidos no HRCRM.

Atenciosamente,
Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo

18 Maio

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Hospital de Santana apresenta trabalho realizado na UCI Neonatal em Fórum Estadual

Foto: Divulgação / HRCRM

O Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM) irá participar do 3º encontro presencial do Fórum Perinatal, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU). O evento, que ocorrerá no dia 19 de maio de 2023, no Auditório da Polícia Federal, contará com a apresentação do trabalho desenvolvido na unidade, apresentado pela Coordenadora de Atendimentos da Rede Cegonha, Suelane Lopes.

Lopes compartilhará os resultados e ações implementadas pelo HRCRM no cuidado perinatal. Em sua apresentação, a coordenadora da Rede Cegonha destacará a importância da visita dos irmãos na UTI e UCI Neonatal, enfatizando como essa prática fortalece os laços familiares e proporciona um ambiente acolhedor e afetivo para os recém-nascidos e suas famílias.

O HRCRM tem orgulho de fazer parte deste evento, ao lado de outros profissionais e instituições comprometidos com a melhoria da saúde materno-infantil. A participação no Fórum Perinatal é uma oportunidade de trocar conhecimentos, ampliar perspectivas e contribuir para a construção de uma assistência perinatal cada vez mais humanizada e eficiente em Alagoas.

Hospital de Santana alcanca 98% de satisfação dos usuários no 1º trimestre de 2023

Frente do Hospital de Santana (Foto: Assessoria / HRCRM)

O Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM), unidade gerida pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (InSaúde), vem registrando números expressivos em seu atendimento nos primeiros 3 meses de 2023. Os dados, obtidos através de pesquisa internas junto aos usuários, demonstram o compromisso da instituição em fornecer serviços de saúde de qualidade aos usuários do SUS de toda a região.

No que diz respeito aos atendimentos de emergência, o HRCRM registrou um total de 15.018 pacientes atendidos nesse período. Além disso, foram realizados 3.714 atendimentos de ambulatório, 2.247 internações e 1.561 cirurgias, evidenciando a abrangência e eficiência dos serviços oferecidos pela unidade.

Os partos também foram destaque, com mais de 1 mil nascimentos ocorridos no HRCRM nos três primeiros meses do ano. Os exames laboratoriais somaram 34.513, demonstrando a importância do apoio diagnóstico para o correto tratamento dos pacientes. Além disso, os exames de imagem, incluindo tomografia, ultrassom e raio x, totalizaram 9.863 procedimentos realizados no período.

Outro indicador que merece destaque é o nível de satisfação dos usuários, que alcançou 98%. Esse resultado é reflexo do comprometimento da equipe do HRCRM em proporcionar um atendimento acolhedor, humanizado e de qualidade, buscando sempre a excelência nos cuidados aos pacientes.

A administração do HRCRM pelo InSaúde tem se empenhado em promover melhorias constantes na prestação de serviços de saúde, visando sempre o bem-estar e a satisfação dos usuários. Os resultados obtidos nos primeiros três meses de 2023 são um indicativo positivo do trabalho realizado, reforçando o compromisso do HRCRM em ser uma referência em assistência médica de qualidade na região do sertão alagoano.

Momento de Beleza é levado a mamães do Hospital Regional de Santana

Foto: Ascom / HRCRM

O HRCRM iniciou as ações em comemoração ao Dia da Mulher com um “Momento de Beleza” especial para as mamães que estão com seus filhos internados na UCI e UTI neonatal.

A iniciativa contou com a parceria do Salão Espaço Beleza Vip e Martha Design de Sobrancelhas, que proporcionaram às mães um momento de cuidado e autoestima durante o processo de internação de seus bebês.

A ação foi um sucesso e reforçou a importância do atendimento humanizado e da valorização da mulher como protagonista da sua própria vida.

 

 
 
 
 
 
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Hospital Regional de Santana promove palestra sobre empoderamento feminino

Foto: Ascom / Hospital Regional de Santana

Hoje, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM) realizou uma palestra sobre o empoderamento feminino, ministrada pela Assistente Social Cris Vieira. O evento teve como público-alvo as colaboradoras do hospital, que lotaram o auditório para prestigiar a palestra.

A abertura do evento foi realizada pela Dra. Renilde Bulhões, Secretária de Governo de Santana do Ipanema, que destacou a importância da data do Dia Internacional da Mulher e da luta por direitos iguais.

Durante a palestra, Cris Vieira destacou a importância do empoderamento feminino na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ela enfatizou que o empoderamento não se trata apenas de dar poder às mulheres, mas sim de criar condições para que elas possam desenvolver todo o seu potencial e assumir um papel de protagonismo em suas vidas e na sociedade como um todo.

O evento foi um grande sucesso e serviu como uma importante reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e a necessidade de se buscar constantemente o empoderamento feminino. Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia e que essa luta continue cada vez mais forte!

 

 
 
 
 
 
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Hospital Regional de Santana divulga números de atendimentos no mês de janeiro

Hospital de Santana (Foto: Alagoas na Net / Arquivo)

O Hospital Regional Clodolfo Rodrigues de Melo, unidade administrada pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde – InSaúde, tem se destacado como referência no atendimento de qualidade e humanizado à população sertaneja.

Os resultados do mês de janeiro são a prova disso. Foram realizadas 776 internações, 539 cirurgias e 1.331 atendimentos ambulatoriais. Além disso, foram realizados 11.616 exames laboratoriais, 308 ultrassonografias, 894 tomografias e 2.321 raio-x.

Os números também indicam que 348 partos foram realizados no hospital. Além disso, foram realizados 4.864 atendimentos de emergência, onde a equipe qualificada do HRCRM atuou com rapidez e eficiência.

Tudo isso só é possível graças à equipe qualificada e comprometida em prestar o melhor atendimento aos pacientes. Cada número desses representa um paciente que teve suas necessidades atendidas com cuidado e eficiência. O HRCRM tem orgulho de ser 100% SUS e de ser uma referência em saúde para todo o estado de Alagoas.