Poço das Trincheiras recebe benfeitorias na rede pela Águas do Sertão

Ascom / Águas do Sertão

02 abr 2023 - 13:00


O servidor público Valtemir Ribeiro, morador do Loteamento Tiburcio Medeiros (Foto: Ascom / Águas do Sertão)

Mais uma importante melhoria está sendo realizada pela Águas no Sertão com o objetivo de levar água a 100% dos municípios alagoanos atendidos por seu contrato dentro dos próximos cinco anos. Dessa vez, a localidade beneficiada é Poço das Trincheiras.

Um dos pontos críticos de acesso à água no Estado, Poço das Trincheiras costumava ter localidades difíceis de abastecer. Agora, com a instalação de uma extensão de rede, um maior volume de água poderá ser distribuído em menos tempo na localidade.

“São aproximadamente 900 metros de extensão de rede de água já instalados nesta primeira etapa, utilizando tubos de PEAD”, explica o engenheiro Raulmar Filho, gerente de operações da Águas do Sertão. Mais resistentes à corrosão e a impactos, os tubos de PEAD possuem ainda a vantagem adicional de virem de fábrica em rolos mais longos, demandando menos conexões – o que reduz o risco de futuros vazamentos e também permite uma obra de instalação mais rápida, com menos impacto para as vias públicas.
 
Com equipes trabalhando dia e noite, a previsão de conclusão da obra é para 10 de abril.

“Após esta melhoria, estimamos que mais de 50% da cidade seja beneficiada com maior volume de água, melhorando especialmente a condição de moradores de locais como o Conjunto Habitacional Morar Melhor e o Loteamento Tiburcio Medeiros”, afirma Raulmar.  

O servidor público Valtemir Ribeiro, morador do Loteamento Tiburcio Medeiros, é um dos pocenses que comemoram os primeiros resultados da extensão de rede. “Antes era uma dificuldade imensa principalmente para a gente que fica aqui, numa parte mais distante da cidade”, diz. “A água levava de três a quatro dias para poder subir para a caixa. Hoje, em apenas uma hora, ela já tem força. Está muito melhor”, completa. 

“Os próximos passos envolvem aprofundar os estudos sobre a rede da região, implantando mais melhorias como interligações, instalação de dispositivos de gestão de pressão, subtituição de redes e a criação de Distritos de Medição e Controle (DMC), técnica internacionalmente conhecida como uma das melhores práticas para a redução de perdas de água”, explica Raulmar Filho.

Comentários