Piranhas, Inhapi e Cacimbinhas recebem aves e ração do Programa Avicultura Familiar

05 ago 2014 - 16:02


Serão entregues nove mil aves e 18 mil kg de ração em Piranhas, Inhapí e Cacimbinhas; distribuição vai acontecer nesta terça e na quarta-feira.

Foto: Ailton Cruz / Agência Alagoas

Foto: Ailton Cruz / Agência Alagoas

O Programa Avicultura Familiar (PAF), implantado, inicialmente, como projeto experimental em Santana do Ipanema, vai beneficiar mais 200 famílias nos municípios de Piranhas, Inhapí e Cacimbinhas, com a distribuição de 9 mil aves e 18 mil kg de ração para as famílias credenciadas no programa. A entrega vai acontecer nos próximos dias 05 e 06.

O roteiro de entrega começa no dia 05 (terça-feira), às 8h, no município de Piranhas, onde serão entregues três mil aves a 50 famílias do Assentamento Espinheira e 6 mil kg de ração. Já às 09h mais 2 mil aves e 4 mil kg de ração serão entregues a outras 50 famílias de mesmo município. No dia 06 (quarta-feira), a partir das 08h, serão repostas em Inhapí duas mil aves e 4 mil kg de ração serão entregues a 50 famílias credenciadas.

No mesmo dia, às 9h, haverá reposição de aves no município de Cacimbinhas para mais 50 famílias e mais 4 mil kg de ração. Apenas no Assentamento Espinheira o programa está na primeira fase, nos demais, será feita a reposição de aves e ração.

O PROGRAMA

O PAF atua em 17 municípios, beneficiando, em cada um deles, 50 famílias, com a distribuição de 100 aves por produtor, sendo 30 de postura e 70 de corte, além de 200 kg de ração. Até o momento, 900 famílias receberam 69 mil aves, sendo 43.500 aves de corte e 25.500 de postura. O processo acontece em duas etapas. Na primeira são entregues 60 aves, sendo 30 de corte e 30 de postura e 120 kg de ração; na segunda, acontece a reposição de 40 aves de corte, e 80 kg de ração.

O Programa Avicultura Familiar tem como objetivo fomentar a produção e comercialização de alimentos da agricultura familiar, promover a diversificação produtiva no campo, gerar renda e segurança alimentar para as famílias. Além de aves e ração, o produtor recebe assistência técnica de prática de manejo, acompanhamento de desempenho do lote das aves e práticas de sanidade como vacinação e avaliação da saúde do lote.

O Programa é uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura com o Sebrae Alagoas, o Desenvolvimento Agrário (Seagri), o Instituto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico de Alagoas (Ictal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Globoaves.

Da Assessoria Seagri

Comentários