MPF acompanha lançamento de 1ª usina de trituração de pneus inservíveis de Alagoas Pneus inservíveis do estado serão recebidos para reciclagem na usina, contribuindo com o meio ambiente e saúde pública.

Assessoria / MPF-AL

02 nov 2023 - 16:00


O procurador da República, Lucas Horta, que representou o MPF no evento, elogiou a iniciativa do empreendimento (Foto: Assessoria / MPAL)

O Ministério Público Federal (MPF) foi uma das instituições a compor a mesa de honra para o lançamento da primeira usina de trituração de pneus inservíveis de Alagoas, realizada na manhã desta terça-feira (31/10), na sede do Grupo Alagoas Ambiental, na Central da Tratamento de Resíduos (CTR), no município de Pilar, a 40 km de Maceió.

A iniciativa, que conta com a parceria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) grupo Alagoas Ambiental, tem como objetivo promover o beneficiamento de pneus inservíveis, transformando-os em insumo para empresas cimenteiras e assim contribuindo para a preservação do meio ambiente, com o combate a doenças endêmicas e à conscientização da população.

O procurador da República, Lucas Horta, que representou o MPF no evento, elogiou a iniciativa do empreendimento, sobretudo por se tratar, o Estado de Alagoas, de uma unidade da federação que, infelizmente, ainda conta com indicadores sociais e ambientais alarmantes. “É uma iniciativa que destaca a empresa não apenas no cenário local, mas também nacionalmente, tornando-a referência no tratamento dos resídios sólidos”, afirmou o procurador. “O MPF, por razões de atribuição, atua muitas vezes como um observador, mas um observador muito próximo e muito atento em relação a toda essa questão das iniciativas relacionadas ao tratamento de resíduos sólidos”, finalizou.

O evento marcou também o início da campanha “Pneu usado tem descarte certo!”, que segue até dia 20 de novembro, com o objetivo de conscientizar a população e as administrações públicas municipais acerca da chamada logística reversa, que é prevista em legislação e obriga às empresas produtoras desse tipo de produto a receberem os mesmos de volta, quando inservíveis, dando-lhes a correta destinação.

Já em operação, a usina ocupa um galpão no CTR, e transforma os pneus em “chips” que podem ser utilizados como combustível em caldeiras de usinas de açúcar e álcool, entre outras finalidade. Além do MPF, também se fizeram representar o Ministério Público do estado (MP/AL), Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), Semarh, Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), o Prefeitura de Pilar, através de seu prefeito, Renato Filho e a deputada estadual Fátima Canuto.

Comentários