MP e Sepaz lançam campanha “Conte até 10” em Alagoas

03 dez 2012 - 14:36


Foto: Assessoria

O Ministério Público Estadual (MPE) e a Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) lançaram em Alagoas, na manhã desta segunda-feira (03), a campanha “Conte até 10. A raiva passa, a vida fica”, que busca estimular a adoção de um comportamento mais pacífico por parte dos cidadãos como forma de diminuir os crimes por motivos banais.

A solenidade aconteceu na sede do MPE, no Poço, e contou com a presença do secretário da Paz, Jardel Aderico; do Procurador Geral do Estado, Eduardo Tavares; da coordenadora da Estratégia Nacional de Segurança Pública em Alagoas, promotora Karla Padilha; e Antiógenes Marques de Lira, Corregedor Geral do MPE.

De iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público e em vigor no país desde 14 de novembro, a campanha chega a Alagoas através da parceria do MP estadual e a Sepaz. A parceria acontece devido aos trabalhos de promoção da cultura de paz já executados pela secretaria, inclusive com os programas “Educação para paz” nas escolas de ensino fundamental e de mediação de conflitos.

O procurador Eduardo Tavares saudou essa parceria em prol da mudança da cultura da população. “É muito alto o índice de crimes por motivos banais: briga de trânsito, entre torcidas rivais, entre marido e mulher. Com essa campanha esperamos plantar a semente da tolerância, do diálogo e da compreensão. Então através da parceria com a Sepaz, pretendemos levar essa campanha às comunidades e às escolas e aprofundar o trabalho de cultura de paz”.

De junho a outubro de 2012, mais de 35% dos homicídios em Maceió estiveram relacionados a crimes passionais, discussão no trânsito e vingança. Para a Sepaz, que também atua diretamente na Campanha do Desarmamento, a mobilização pelo “Conte até 10” será uma interferência direta positiva nas pessoas para reflexão sobre os próprios atos.

“A campanha tem um alicerce na cultura de paz. É um desafio que todos nós temos que fazer em nossas ações mais cotidianas e uma atitude extremamente simples. Como eu disse ao governador Teotonio Vilela, essa é uma campanha com atuação direta na mudança de comportamento”, defendeu Jardel Aderico.

Enquanto o calendário de ações nas escolas e nas comunidades é finalizado, MP e Sepaz farão uma ampla divulgação nos veículos de comunicação – os atletas do MMA Anderson Silva e Júnior Cigano e os medalhistas olímpicos do judô Sarah Menezes e Leandro Guilheiro são garotos-propaganda voluntários da campanha.

Por Assessoria

Comentários