Lixo nas redes de esgoto é desafio constante para Santana do Ipanema

Aline Angeli / Amais Imprensa

06 abr 2024 - 09:41


Foto: Divulgação / Águas do Sertão

A concessionária Águas do Sertão realizou esta semana mais uma importante força-tarefa para combater os constantes problemas na rede de esgoto de Santana do Ipanema. A iniciativa contou com a colaboração de equipes de limpeza com hidrojato e manutenção de dez Poços de Visita (PVs), os populares bueiros, em uma ação emergencial que ressalta um problema recorrente: o despejo inadequado de lixo no esgoto pela população.

Dentre os inúmeros resíduos sólidos retirados das galerias, como sacolas plásticas, pedras e latas de cerveja, estava também até uma placa de sinalização – objetos que causaram extravasamento de esgoto e grande transtorno para a população local. 

Desde o início do ano, já foram emitidas 90 ordens de serviço apenas para o esgotamento sanitário de Santana do Ipanema. “Descartar lixo de forma irresponsável nas redes de saneamento básico, que são projetadas apenas para a passagem de efluentes, não é apenas uma questão ambiental, mas também uma afronta direta à qualidade de vida da comunidade”, afirma Raulmar Filho, gerente operacional da Águas do Sertão.

Nos últimos três meses, mais de 700 atendimentos semelhantes foram registrados englobando todas as cidades atendidas, tais como Igaci, Palmeira dos Índios, Quebrangulo e Jaramataia, reafirmando o desafio em manter desobstruídas as redes de esgoto.

“Reforçamos a importância do correto descarte de resíduos e solicitamos a colaboração dos moradores para prevenir esses incidentes, que comprometem tanto a estrutura quando o bem-estar público”, diz Raulmar Filho.

Comentários