Governo federal anuncia novas ações para pessoas com deficiência Evento no Palácio do Planalto terá a presença do presidente da República Jair Bolsonaro

28 set 2021 - 07:53


Passagem do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é destaque em plenário (Foto: Steve Buissinne por Pixabay)

Nesta segunda-feira (27), data em que a atual gestão completa 1000 dias de atuação, o governo federal divulgou uma série de iniciativas voltadas às pessoas com deficiência, em cerimônia no Palácio do Planalto. O evento é alusivo ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, e contará com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Entre as ações, está o lançamento do Prêmio Nacional de Acessibilidade, que vai promover o engajamento na pauta por meio do reconhecimento de organizações públicas e privadas, além de pessoas que tenham notória atuação na promoção da temática para pessoas com deficiência.

Outra iniciativa prevista é o lançamento do curso de capacitação sobre acessibilidade nas delegacias brasileiras e atendimento de mulheres e meninas com deficiência e doenças raras. Na oportunidade, ainda haverá a assinatura do decreto que definirá a composição do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).

Será divulgada, também, a nova versão do programa Turismo Acessível, que promove a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida à atividade turística, favorecendo o alcance e a utilização de serviços, edificações e equipamentos turísticos, com segurança e autonomia. A ação é fruto de parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o Ministério do Turismo (Mtur) e o programa Pátria Voluntária

Serviço

Cerimônia alusiva ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Data: 27 de setembro de 2021, segunda-feira.
Hora: 17h. (horário de Brasília)
Local: Palácio do Planalto, Salão Nobre (2º andar)
O evento será transmitido, ao vivo, pela EBC e pelas redes sociais do Planalto.

Por Assessoria 

Comentários