Governador e secretários avaliam o desempenho do Alagoas Tem Pressa em 2012

03 dez 2012 - 16:04


Foto: Neno Canuto

O governador Teotonio Vilela Filho esteve reunido, nesta segunda-feira (3), com todo o secretariado estadual para a 10ª Reunião de Monitoramento e Controle de Metas do Programa Alagoas Tem Pressa. O penúltimo encontro do ano, ocorrido na Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), teve o objetivo de avaliar o desempenho das reuniões e apresentar o balanço das medidas de gestão tomadas desde o início do ano.

Até o momento, das 178 medidas de gestão acordadas, 112 já foram concluídas. As secretarias de Estado da Cultura, da Promoção da Paz e do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico lideram o ranking de realização das medidas de gestão estratégicas. Em outubro, a conclusão dessas etapas duplicou, saltando de 27% para 54% de realização.

“É mais uma reunião de trabalho, focada, produtiva, com a certeza de que estamos avançando. Nós temos problemas e vamos resolvê-los. Algumas ações serão iniciadas em 2015 e isso vale ser ressaltado, porque demonstra o mais importante, que esse Programa é um projeto de Estado e não de Governo”, disse o governador Teotonio Vilela Filho.

Dentro dos principais assuntos debatidos durante a reunião, estava o processo de seleção dos 2 mil monitores para a Secretaria de Estado Educação (SEE). De acordo com o secretário Adriano Soares, 1.700 professores já estão trabalhando e o restante assumirá de acordo com as necessidades das escolas. “Esses monitores atuarão temporariamente, até que seja realizado o concurso público para contratação de 3.500 professores. A previsão é que o processo seletivo seja realizado até março de 2013”, declarou o secretário.

Seminário

Durante o encontro, foi traçada a realização de um seminário para reunir todos os prefeitos eleitos e secretários municipais para apresentar o Alagoas Tem Pressa e ações do Governo. A data inicialmente prevista para a realização do seminário é 10 de janeiro de 2013.

O secretário Luiz Otavio Gomes ressaltou para os gestores estaduais a importância da realização do seminário para o desenvolvimento de Alagoas. “Esse encontro vai iniciar uma interação muito importante com os novos prefeitos e novas gestões municipais. Vamos nos preparar para isso. Cada secretário terá 15 minutos para falar em quais aspectos a sua pasta poderá atender aos municípios”, afirmou.

Além disso, o governador sugeriu a criação de uma cartilha que possa orientar as novas gestões. “A cartilha deve orientar aos municípios quanto às habilitações para programas tantos do Governo Estadual como do Governo Federal. Nós podemos avançar muito e criar uma sinergia com os municípios. Essas ações são de extrema importância para o Estado como um todo”, explicou o governador.

Por Agência Alagoas

Comentários