FPI flagra transbordo de fossa de Hospital Regional em Santana do Ipanema

09 Maio 2016 - 19:28


Promotor Luiz Tenório afirmou que já estava com essa demanda, mas aproveitou a chegada da FPI para constatação do dano.

Equipe da FPI flagrou os resíduos a céu aberto (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Equipe da FPI flagrou os resíduos a céu aberto (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Integrantes de uma das equipes da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, que iniciou ações nesta segunda-feira (9), registrou mais uma irregularidade na cidade de Santana do Ipanema.

Desta vez a volante flagrou o despejo a céu aberto de resíduos de uma fossa que estaria transbordando do Hospital Regional Clodolfo Rodrigues de Melo. O resultado do dano estaria atingindo residências ao redor da unidade, situadas no Conjunto Cajarana e Marinho.

Os trabalhos tiveram a participação de agentes do Batalhão Ambiental, IMA, Vigilância Sanitária e outros órgãos, além da presença do Promotor de Justiça Luiz Tenório de Almeida. O integrante do MP confessou que já havia recebido anteriormente a demanda sobre o caso em especial, mas aproveitou a chegada da PFI para fazer a constatação ‘in loco’ do problema.

Além do registro fotográfico e colhimento de testemunhas com os próprios moradores do local, a equipe do FPI informou que deverá subsidiar o mais rápido possível a promotoria da cidade com laudos e constatações do dano causado pela irregularidade.

Durante a vistoria, uma das moradoras da comunidade trouxe seu relato sobre os impactos causados pelo transbordo. A trabalhadora doméstica Neusa Teodósio afirmou que teve de sair de sua casa, pois o líquido que saía da fossa atingiu e afetou toda a estrutura de sua residência. “Há mais de dois anos estou buscando meus direitos para ser ressarcida, e enquanto isso estou morando numa outra casa”, disse ela à nossa reportagem.

[Not a valid template]

Ao terminar a verificação, a equipe da FPI se dirigiu até o Hospital Regional a fim de saber respostas dos gerentes da unidade. Até o fechamento da matéria não obtivemtos respostas dos procedimentos de autuação, bem como respostas do Hospital.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários