Estudantes da Ufal visitam Presídio do Agreste

21 out 2014 - 19:13


Comitiva conheceu as instalações e o modelo de co-gestão, implantado na unidade.

Fotos: Ascom Sgap

Fotos: Ascom Sgap

Uma comitiva formada por estudantes e professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) conheceu, nesta segunda-feira (20), as instalações do Presídio do Agreste, localizado no município de Girau do Ponciano. Estudantes dos cursos de Direito, Pedagogia e Ciências Sociais, acompanhados pelas professoras doutoras Elaine Pimentel e Ruth Vasconcelos, foram recepcionados pelo secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social, tenente-coronel Carlos Luna, secretário adjunto, tenente-coronel Marcos Sérgio e representantes da Superintendência chefiados pelo superintendente de Administração Penitenciária, major Henrique do Carmo.

O objetivo é apresentar a estrutura do presídio e o modelo de cogestão aos estudantes. Ao todo, 28 alunos participaram da visita acompanhada pelo secretário adjunto, tenente-coronel Marcos Sérgio, e foram apresentados os trabalhos na área de educação, saúde, assistência jurídica. Os estudantes conheceram, também a sala de monitoramento, além de conversar com funcionários e reeducandos.

O secretário tenente-coronel Carlos Luna mostrou-se satisfeito com a visita dos graduandos, afirmando a importância do trabalho de extensão. “Minha intenção é buscar a contribuição de vocês. Mostrar nossa realidade e, a partir da soma de conhecimento, melhorar o trabalho”, afirmou. Para a estudante de Direito Ayllane Fulco esse sistema pode se expandir. “É possível ter um sistema ressocializador, basta ter vontade e desenvolver um bom projeto”, disse.

A professora doutora Elaine Pimentel, explicou a importância da visita para o aprendizado dos alunos. “A maioria desses estudantes já faz trabalho de extensão nas unidades prisionais. Queremos mostrar as instalações, ver o funcionamento e, a partir daí, fazer as reflexões a respeito”, falou. “Espero que essa experiência sirva como motivação para novos debates, novas pesquisa e para que possamos colaborar com o sistema penitenciário, pois entendemos que é o papel da universidade contribuir com a sociedade”, finalizou.

Presídio do Agreste

O Presídio do Agreste está situado na zona rural do município de Girau do Ponciano, tem capacidade para 789 custodiados do sexo masculino e substitui o antigo Presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza (PDLOS), em Arapiraca. O Presídio do Agreste é a primeira unidade de Alagoas a seguir o modelo de cogestão, onde o parceiro privado é responsável pelos serviços internos, enquanto os serviços referentes à escolta, transporte, remoção de presos e seguranças ficam sob a responsabilidade da Superintendência de Administração Penitenciária (SAP).

A unidade do Agreste descentraliza o sistema prisional alagoano, antes concentrado apenas na capital. A unidade foi construída em tempo hábil obedecendo a Lei de Execução Penal Nº 10.792, de 1º de dezembro de 2003, e atende todas as exigências legais quanto à assistência ao interno nas áreas de saúde, material, alimentação, jurídico, educacional e religioso. O método escolhido para a construção foi o Sistema Construtivo Penitenciário (Siscopen). Entre as principais vantagens deste método estão à economia e praticidade operacional.

Por Mayara Wasty / Agência Alagoas

Comentários