Publicidade
  • Santana do Ipanema, 14/10/2025
  • A +
  • A -

Fábio Campos

TRIVIA, TRIVIAL, TRIVIUM. UMA CRÔNICA ASSIM...


TRIVIA, TRIVIAL, TRIVIUM. UMA CRÔNICA ASSIM... Foto: azerbaijan stockers / Freepik

Elas vieram assim, feito vagões de trem, atreladas uma a outra. Num só dia, hoje. Refiro-me as palavras que compõem o título da nossa crônica. Inicialmente, achávamos que fossem complementos uma da outra, e, não o são.

A única que já fazia parte do nosso vocabulário: trivial. Ainda que usada com parcimônia. Inclusive, anda tão em desuso ultimamente, que achamos sensato trazer o significado: “Trivial; adjetivo; que é do conhecimento de todos; corriqueiro, vulgar. Aquilo que não revela maiores qualidades; ordinário. Exemplo: qualquer prato simples do dia a dia, especialmente os que compõem o cardápio das refeições caseiras. Fonte: Google.com”

“Trivia. Substantivo. É um conhecimento não-essencial, mas que é interessante ter. Adjetivo; feminino; o que se consegue separar em três; local exato em que três ruas, ou três caminhos se encontram. Se flexiona em gênero e número: masculino: trivio (s). Fonte: Google.com”

“O Trivium é um método de educação clássica que abrange três disciplinas fundamentais: Gramática, Lógica e Retórica. Essas três artes liberais formam a base para todo o aprendizado e são essenciais para o domínio da linguagem e do pensamento crítico. O Trivium é considerado a primeira metade das 7 Artes Liberais, focando na comunicação e na expressão da linguagem. Fonte: Copilot Search”

“Artes Liberais e O Quadrivium. Do Latim “ars liberalis” é o termo que define uma metodologia de ensino organizada na Idade Média, cujo conceito foi herdado da antiguidade clássica. Contemporaneamente o conceito de artes denota a formação multidisciplinar visando a formação plena, sem necessariamente ser profissionalizante. Disciplinas acadêmicas, profissões ou Artes desempenhadas por homens livres. Do Trivium: Gramática, Lógica e Retórica; do Quadrivium: Aritmética, Música, Geometria e Astronomia. Fonte: Google.com”

 INSTAGRAM, YOUTUBE, TIK TOK. Os irmãos Cauwave postaram, em sua página do “Insta”, vídeo comentando de onde teria surgido os nomes desses aplicativos, tão amplamente usados atualmente. O INSTAGRAM seria um telegrama instantâneo, um avanço significativo das antigas máquinas fotográficas que revelavam fotos analógicas instantaneamente. YOUTUBE  inspirado nas antigas televisões de TUBO, sendo que é você: YOU, que está no comando da produção dos vídeos. TIK TOK é uma referência a valorização do tempo a onomatopéia da batida do relógio é  Tic-Tac, aqui virou TIK TOK.

ZERO EM INGLÊS. Também no Instagram, encontrei o professor Wagner Gomes, que ensina na sua página as diversas pronúncias do número “Zero”, em inglês. “O americano não gosta da pronúncia: “zíro”, para o número “zero”. Por exemplo, para o PLACAR [Futebol] 0 x 0 eles usam:  “nil, nil”. Já este outro placar: 2 x 0  “two, nil”. Se for pra o Jogo de Tênis o placar: 2 x 0. O costume é: “Two, Love”. Em caso do número de celular: 555-0220 se diz “Five,five,five – ôh, two,two, ôh. Para o título do filme 007: “Double” cuja pronúnicia é: “débol”, ou somente: “seven”. Para número decimal, Zero se diz: “nought” 

QR CODE, DRONE, CARRO ELÉTRICO. Olhando assim, até parece que são invenções bastante recentes. Será? O QR Code, “Quick Response=Resposta Rápida”, que nada mais é, do que um Código de Barras mais sofisticado, foi criado pelo chinês Masahiro Hara, em 1952. O DRONE foi inventado, como nós o concebemos hoje, pelo israelita Abraham (abe) Karem, em 1970. Muito embora um protótipo criado pelos irmãos franceses: Jacques e Louis Breguet, em 1907. Teria sido usado na 1ª Guerra Mundial. CARRO ELÉTRICO, invenção patenteada pelo húngaro Ányos István Jedlik, em 1827. E nós, tivemos o Carro Elétrico genuinamente brasileiro, criado por João Conrado do Amaral Gurgel, em 1974.

PRÊMIO NOBEL DA PAZ 2025. Foi concedido a, Maria Corina Machado, líder política de oposição, na Venezuela. Nascida em 1967, em Caracas. Destacou-se mundialmente pela luta, em defesa dos direitos democráticos em seu país. Afinal, quem concede a Premiação? “O prêmio foi criado em 1901, pelo químico sueco, Alfred Nobel, que deixou em testamento sua fortuna para essa finalidade. Outras instituições colaboram atualmente. É concedido anualmente às figuras que se destacam nas áreas de: Ciências, Literatura, Medicina, Física, Química e pela Paz Mundial.  Fonte: Copilot Search”

PRÊMIO NOBEL NA AMÉRICA LATINA. De acordo com a Revista EXAME.com Maria Corina Machado é a primeira figura da América Latina a ser premiada, com o Prêmio Nobel. O brasileiro, escritor Milton Hatoum, estaria cotado, este ano, para levar o prêmio, na categoria Literatura. Porém o escolhido foi o escritor húngaro, Laszló Krasznahorkai.

Outro assunto. A comunidade católica, santanense, paraense. E porque não dizer brasileira, está em festa, nesse meado de outubro. Aqui em Santana, pela paróquia de São Cristovão, que festeja seu padroeiro, o santo “Protetor dos motoristas e viajantes”; em Belém do Pará, acontece a festa do Sírio de Nossa Senhora de Nazaré. E na basílica em São Paulo, Nossa Senhora Conceição Aparecida, padroeira do Brasil.

Pedimos ao menino Jesus, que está nos braços de São Cristovão, no colo de Nossa Senhora de Nazaré, que proteja as crianças do mundo inteiro, no seu dia 12 de outubro, e por toda vida. 

 UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR

DICIONÁRIO NORDESTINÊS EXPRESSÕES  PARTE 2

SE ACALME=BAIXE O FACHO!  ou  SE AVEXE NÃO!

VÁ EMBORA=PEGUE O BECO!

LEVOU UNS TAPAS=TOMOU UNS BUFETE!

VÁ AFUGENTAR=VÁ TANGER

VIVEM UMA UNIÃO ESTÁVEL=SÃO AMANCEBADO

OBSERVANDO=PASTORANDO ou BOTANDO CUIDADO

VERMELHO=ENCARNADO

SUJO, IMUNDO=ENCARDIDO ou  O CÃO

UM GOMO [FRUTA]=UM BAGUE

JOGUE FORA=REBOLE NO MATO

UMA TURMA DE DESOCUPADOS=MAGOTE DE MALOQUEIRO.


BRINCANDO DE OPOSTOS

 GALOPAR=GALINHA ÍMPAR! 

JANELA=DEPOIS NELE!

 SIMPATIA=NÃO PRO TIO!


DOIS MATUTOS CONVERSANDO

-Sabia que Cantar um Hino, de Trás pra Frente, Não é Mais Hino?

-E Como é?

-É Vortano! 


DOIS MATUTOS NO MEIO DA MATA Avistam Uma ONÇA Vindo em Sua DIREÇÃO.  [01 GORDO e 01 MAGRO]

-E AGORA? AQUELA ONÇA Vai Nos PEGAR! Falou o Gordo.

-ENTÃO. Só Nos Resta CORRER. Disse o Magro.

-E TÚ  ACHA, que A GENTE Consegue CORRER MAIS DO QUE A ONÇA?

-NÃO SEI. EU SÓ PRECISO CORRER MAIS QUE VOCÊ! 


VIVA! SÃO CRISTOVÃO!  VIVA!  NOSSA SENHORA CONCEIÇÃO APARECIDA!



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.