Fábio Campos

ANISTIA, AMBULA, GOURMET. E OUTROS IMBRÓGLIOS.

“Et Si Tu N’existais Pas?/ Dis-moi pourquoij’existerais?/ Pour trainer dans um monde sans toi/ Sans espoir et sans regret. Hit of 1975. Intérprete: Joe Dassin [1938-1980]”
“E se Tu não existisse?/ Diz-me por que eu existiria?/ Para andar num mundo sem ti/ Sem esperança e sem arrependimento. [Música: traduzida do Francês. Parte da Trilha Sonora da telenovela global: Vale Tudo.]”
Necessário se faz dizer que, apesar de parecer um imbróglio, há muita concatenação aqui. Refiro-me a tudo que aparece nas nossas crônicas. Já dissemos isso antes. E só veio parar aqui, porque de alguma forma acabaram nos encontrando. Palavras, expressões, trecho de música. Não é obra do puro acaso. Seria pela lei da atração? Ou por outro fenômeno que não sou capaz de definir. O que importa é que aqui estamos.
IMBRÓGLIO. Substantivo masculino, algo muito complicado; confusão. Etimologia: vem do italiano: “desconexo”; desordenado; engano; [Pejorativo] Peça teatral com enredo desconexo. Usada esta semana, por Guilherme Nobre, o novo apresentador do quadro de esporte da Tevê Gazeta de Alagoas. Por sinal, a emissora está completando 50 anos de atuação, direto da capital alagoana.
“Surge Et Ambula.” Do Latim, tradução: “Levante-se e Ande.” Encontrei a expressão no livro “52 Balas de Estalo”, de Machado de Assis [1839-1908]. A palavra remete-nos a “Ambulante”, “Ambulância”. Poxa! Parece tão óbvio, mas nunca havia feito essa ponte, essa ligação.
GOURMET. “É um vocábulo francês podendo ser traduzido por “Gastrônomo”, especializado em gastronomia, indivíduo capaz de elaborar e qualificar refeições requintadas. Este profissional também está relacionado com o hedonismo, doutrina filosófica que defende o prazer como principal objetivo da vida. BANALIZAÇÃO DO TERMO. Nos últimos anos, muitos alimentos populares passaram a ganhar versões denominadas de “Gourmet”: Brigadeiros, hambúrgueres, pipocas etc. Isso ocorreu mais por estratégia de marketing. Produtos industrializados contendo pouca ou nenhuma alteração na qualidade começaram a ser rotulados como “Gourmet”, somente para justificar o preço mais alto. Fonte: Google.com.br”
ANISTIA. Fomos à busca da etimologia da palavra. Na sua essência excluímos o viés político, e o teor jurídico. A palavra vem do grego “Amnestia” que originalmente significa “esquecimento”. Observa-se que ela [a palavra] remete no seu nascedouro a “amnésia”. Algo a ser apagado da memória, pra [voluntariamente] ser levado ao esquecimento. O site Google.com.br complementa dizendo que o termo está relacionado a ideia de perdão e liberação, isso já em contextos jurídicos.
ESPELUNCA. O linguista Evandro Magalhães trouxe na sua página do Instagram o significado da palavra “Espelunca”. Dizia ele que, lendo um livro encontrou o termo “Spelunkeres” que se referia a um povo nômade, guerreiro. Isso acabaria ativando o seu “modo”: Curiosidade Aguçada, que conheço perfeitamente. Pesquisou e chegou a etimologia do termo, vem do Latim “Spelunke” que significa: “caverna, buraco” que remete a Espeleologia: estudo das cavernas. Então é natural conceber que ao dizer: “Como vim parar nessa espelunca!” Pode se traduzir para: “Como vim parar nesse buraco!”
Um grupo de três pessoas: Cainã-Cauê-Yanê tem uma página no Instagram. Eles amam de paixão as palavras! Na semana da Pátria trouxeram essa pérola. E que, só agora, trazemos pra nossa crônica: “O termo “Pendere” do Latim significa “algo suspenso; pendurado”; que pode ter a acréscimo de sufixo: aquilo que está sob “pendência” está de-pendente”; ou o que “depende” de. O contrário, é obtido com o acréscimo de outro sufixo: de negação “in”: “independência”. Uma das palavras de ordem, do famoso Grito do Ipiranga.
UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
ESTUDANTE DE HOJE, NA HORA DA PROVA:
CITE 05 ANIMAIS DO POLO ÁRTICO.
R=03 Ursos e 02 Focas.
ONDE FICA O INTESTINO GROSSO?
R=Perto da Saída de Emergência
RESUMA A 2ª GUERRA MUNDIAL.
R=Rá-Tá-Tá-Tá-Tá-Tá! Granada! Buuuumm!
O QUE SE DEVE FAZER EM CASO DE ENFARTO?
R=Fechar os Olhos. Pois o que os Olhos Não Vê, o Coração Não Sente.
QUANDO ACABOU A “GUERRA FRIA”?
R=Assim que Acabou o Inverno.
QUAL É A PRINCIPAL CAUSA DO DIVÓRCIO?
R=Ora! O Casamento.
QUAIS OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA?
R=Quente, Fria e Morna.
8 – QUAL O COLETIVO DE POBRE?
R=Ônibus.
9 – CITE UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA.
R=Uma Pizza em cada Mão! Dá pra Manter o Equilíbrio.
10 - EM QUANTAS PARTES SE DIVIDE O CORPO HUMANO?
R=Vai Depender da Cacetada.
PESQUISADOR DO IBGE FAZENDO ENTREVISTA:
-COMO É SEU NOME?
-LÓ
-O NOME COMPLETO?
SIM! É que eu Adotei o Seguinte: TODA VEZ que EU Perdesse Alguma Coisa, EU TIRARIA do Nome. MEU NOME ERA: PAULO CASADO LISBOA FILHO. Perdi meus Pais, Tirei o “FILHO”; Morei em Portugal. Vim embora, Tirei “LISBOA”; Me Separei, Tirei “CASADO”. Recentemente Fiz uma Cirurgia que nem vou Precisar dizer de quê. Aí Ficou Só o LÓ!
O ENDIVIDADO E O AMIGO
-RAPAZ! Estou Devendo mais de 30 Mil ao Banco. EU Tô Dum Jeito que NÃO CONSIGO DORMIR!
-ÔXE! E Porque Você JÁ NÃO ME FALOU HOMI?
* VOCÊ Vai Me Arrumar o DINHEIRO?
-NÃO! VOU Arrumar os COMPRIMIDOS PRA DORMIR.
COMENTÁRIOS