Fábio Campos
Pior seria. Se pior fosse.
É, meus irmãos. Não dá mais nem pra dizer que a coisa “está ficando preta”. Pois é expressão considerada racista. O máximo que dá pra dizer é que está ficando “afro descendente”. Já vimos aqui, em nossas crônicas anteriores, que no Brasil, no tempo da ditadura militar, havia toda uma censura que impedia os artistas se expressarem, como queriam. Hoje em dia, com toda a abertura, mesmo com a liberdade de expressão, em todos os campos artísticos. No entanto a própria sociedade inventa suas próprias proibições, e que beiram o ridículo.
Então, a noite sem luar, não podemos chamar de noite negra? Então lá vai: noite escura, fubenta, descolorida. O café puro, sem mistura, não é um café preto? É café crioulo então. E a lenda do “Negrinho do Pastoreio”? Vai virar “Quilombola da Seara”; a bola oito da sinuca, vamos ter que chamar de africana? “Navios negreiros” poema de Castro Alves, vamos rebatizar pra “Navios Deu um Breu”, as peças do jogo de xadrez, serão as brancas e as tição? Os astrônomos, não mais descobrirão buracos negros, mas, “buracos melanicos? Senegaleses? Quenianos? Somalis?
Mudemos de assunto. Sempre soube que existe, na língua portuguesa, duas formas de representar a palavra mau. Mau [ terminando com a letra “u”] antônimo de bom, é adjetivo. E mal [ terminando com a letra “l”] antônimo de bem, que pode ser uma conjunção, um advérbio, ou um substantivo comum. Até aí estava tudo bem. De repente me aparece, o professor Willian Kalinowski no Instagram dizendo que: “O Mal com “l” no final, se subdivide em dois tipos: Os Males, Ontológico e Moral. O Mal Ontológico: É definido pela privação de um bem devido, de um ser. Exemplo: os olhos humanos são feitos para ver: formas, movimentos, cores. Se eles [os olhos] são privados de uma dessas funções inerentes a eles, tipo, daltonismo, confusão na definição das cores. Temos aqui instalado, um mal ontológico. O Mal Moral seria, segundo São Tomaz de Aquino e Santo Augustinho, a falta de apetite para o que é reto [correto]. Exemplo: uma mãe que acorda na madrugada com seu filho lactente, chorando, provavelmente, incomodado pela fome, ou xixi, ou coco etc. E ela [mãe] abdica de levantar-se, pra dedicar seus cuidados maternos, em detrimento do prazer de continuar dormindo, temos aqui um Mal Moral instalado.
Curiosidade sobre os nomes criados para a divisão do tempo cronológico. A palavra “hora” vem do Latim “Horae”, e do grego “hóra”; servia pra designar determinados eventos ocorridos no dia a dia. Exemplo: hora da colheita; hora de comer; hora de dormir etc. A ressignificação para o termo hora, como medida de tempo composta por 60 minutos, viria dos povos babilônicos, que usaria a hora dividida em 60 minutos. O nome minuto, vem de “Pars Minuta Prima” ou seja, uma hora dali por diante, estaria dividida em 60 partes pequenas. Daí nasceria o termo “diminuta”. E tempos depois tiveram que dividir o minuto em partes menores: “Pars Minuta Secunt”. Como já haviam usado o termo “Minuta” para designar os minutos, desta vez usaram o “Secunt” para denominar os “segundos”. Mas por que 60? A divisão da hora, dos minutos, e dos segundos, em 60 partes para a hora, e 24 partes para um dia, vem dos povos egípcios.
Uma dica valiosa. Regra prática para uso do hífen: “O BEM não gosta de ninguém, portanto separe-o com hífen de todo e qualquer termo: Bem-vindo; Bem-estar; Bem-criado; Bem-humorado. O MAL não gosta de vogal: Mal-agradecido; Mal-educado; Mal-intencionado. O MAL gosta de consoante: malcriado; malfeito; malmequer.
Esta semana, que passou. Pra ser mais exato, no último dia 04 de novembro, veio a público, um decreto emitido pelo Vaticano, com a assinatura e autoria do papa Leão XIV. Cujo teor “determinava aos 1,4 bilhão de cristãos a não se referirem a Maria como a “corredentora” do mundo. Fonte: g1.com.br” É preciso que nós católicos cristãos, entendamos que o único salvador e redentor da humanidade é Nosso Senhor Jesus Cristo. Ponto. Maria teve sua participação na salvação ao dizer o seu “sim” quando da visita do arcanjo. E entendamos, de uma vez por todas, que isso em nada diminui a importância de Nossa Mãe Santíssima, na história da Salvação. Pra melhor entendimento, citaremos os 4 graus de honra da igreja católica: LATRIA: Adoração somente a Deus; que é uno e trino: Pai, Filho e Espírito Santo, HIPERDULIA: Honra e Veneração a Nossa Senhora; PROTODULIA: Honra dada a São José pai adotivo de Jesus; DULIA: Honra dada aos santos.
MARIA, JOSÉ, E O NATAL. Calma pessoal, não vou aqui acrescentar a minha crônica, a história do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aliás, a data da comemoração está se aproximando. É que, pipocaram pelas redes sociais matérias sobre o Censo do IBGE 2022. Com relação aos nomes e sobrenomes mais comuns detectados nessa pesquisa. Maria e José continuam na liderança, para a escolha do nome dos filhos especialmente no nordeste brasileiro. Este censo registrou que existem 8.149 pessoas chamadas “Natal” como nome principal, e 12 mil como sobrenome. Mas também registrou-se muitas bizarrices: existe 53 brasileiros chamados “Jaspion”; 152 cujo nome é “Piroc4”; 31 pessoas que tem como sobrenome a palavra; “Bost4”; e 905 que se chamam “Car4lh*”.
Por acaso alguém, já se perguntou: Se a borracha, o látex é branco, por que os pneus são pretos? [eita! Não pode falar esse termo.] Por que são da cor de fuligem? Rodolpho Santos explicou no Instagram: “Quando foram inventados em 1845 os pneus era brancos, ou amarelados. Em 1910 a engenharia automobilística descobriria que acrescentando uma substancia tirada do carbono o “Negro de Fumo”, os americanos chamavam de Carbon Black [salvou a negrada!] aumentava a resistência e a durabilidade. Como era na época muito caro a produção, somente a parte que tocava o chão era preto. Daí a explicação pros pneus antigos com as faixas brancas. Com o avanço das tecnologias o produto foi ficando menos raro e se popularizando. Hoje são totalmente da cor de carvão.
UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
NÍVEL DE ORTOGRAFIA
-Cite Dois NOMES PRÓPRIOS que Tenham TIL!
-Matilde e Clotilde.
O BEBADO E AS CERVEJAS
-ME DÁ CINCO CERVEJA!
-CINCO?O SENHOR ESTAR ME MOSTRANDO SÓ DOIS DEDOS?
É QUE ESTOU PEDINDO EM ALGARISMOS ROMANOS, PO!
UM PAPAI NOEL PRETO NA PORTA DE UMA LOJA. PASSA UM GAIATO E:
-MOÇO ME RESPONDE POR FAVOR. VOCE ESTÁ FANTASIADO DE
PAPAI NOEL OU SACY PERERE?
-ORA! VAI @#$%&@#
LAMARTINE BABO, ENTRA NUMA AGENCIA DOS CORREIOS NUM INTERIOR DE MINAS
DUAS MOÇAS ESTÃO NO ATENDIMENTO.
UMA DELAS, EM CÓDIGO MORSE DIZ PRA OUTRA: “É ALTO E FEIO.”
O ARTISTA PEGA UMA CANETA E EM CÓDIGO MORSE BATE NO BALCÃO:
“ ALTO, FEIO E EX-TELEGRAFISTA”
SALVE! SALVE! NOVEMBRO.



COMENTÁRIOS