• Santana do Ipanema, 01/05/2025
  • A +
  • A -

Thiago Campos

Santana do Ipanema, Nossa Terra

Principal cidade sertaneja de Alagoas, Santana, além de sua economia diversificada, também se destaca pelas variedades culturais.

Foto: Jaelson Lima
Santana do Ipanema, Nossa Terra

Santana do Ipanema, valorosa cidade que traz consigo uma magia encantadora por seu povo ordeiro, acolhedor, resistente e cheio de fé. Denominada “Rainha do Sertão”, Santana do Ipanema tem a honra de ser abençoada pela Avó de Jesus Cristo, Senhora Santa Ana, além de ter também como figura de proteção o padroeiro São Cristóvão. 

Principal cidade sertaneja de Alagoas, Santana, além de sua economia diversificada, também se destaca pelas variedades culturais. 

Torrão querido, cidade de muitas tradições, já foi badalada por seus carnavais, pelas festividades juninas, pela da Festa da Juventude. Como não lembrar dos desfiles cívicos na antiga Praça da Bandeira no dia 7 de setembro, a própria festa da Emancipação Política do município com a famosa seresta, os eventos de capoeira, reisado, bandas de pífanos, bailes de gala, saraus e shows particulares, característicos de nossa cidade. 

Nos esportes, também já fomos destaques:

Ipanema e Ipiranga, futsal, handebol feminino, ciclismo, maratona, artes marciais, dentre outros, já figuraram nos mais altos patamares do esporte.

Caracterizada por um povo aguerrido, Santana concebeu figuras importantes e que fizeram história Brasil afora, seja no cenário político, seja no judiciário, sempre demonstrando posição de destaque. 

Multicultural, Santana do Ipanema ainda possui importante identidade com a atividade artesã. Além disso, são valorosos os artistas da terra que cantam e encantam nosso povo com suas habilidades naturais da boa música. Os escritores de obras literárias, que não são poucos, ajudam a robustecer nossa história, enriquecendo nossa cultura.   

Santana do Ipanema, Nossa Terra, junto ao seu povo, resiste ao tempo, assim como o Rio Ipanema, que aguarda as cheias para sobreviver, bem como a seca, que aguarda a chuva para florescer. 

Santana resguarda sua essência, ainda que seja apenas no campo da história. No entanto, permanece a esperança que nos tempos vindouros possa unir progresso, desenvolvimento e o resgate de sua própria identidade. 

Parabéns Santana do Ipanema e ao povo santanense pelos 150 anos de Emancipação Política.



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.