Thiago Campos

E os carnavais saudosos?
Santana do Ipanema, por sua essência, é uma terra onde seu povo ainda preza pelos costumes e tradições de outrora.

Nosso blog é destinado, em sua maioria, a assuntos jurídicos mas, aproveitando a momento carnavalesco, fazemos uma reflexão dos momentos de folia e alegria vividos em NOSSA Santana do Ipanema/AL.
É festa em Santana do Ipanema, o colorido toma as ruas da cidade, enfeites com máscaras, confetes e serpentinas contemplam a ornamentação da cidade. Já se ouve as tradicionais marchinhas e o frevo dar o tom, é carnaval…
🎵 Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil…🎵 🎶
Nos bares mais tradicionais, a exemplo de Erasmo, Bar da Pitu, Doce Vício, Samburá Drinks, Pinguim, dentre outros, amigos se confraternizam com o tradicional mela-mela de pó (maisena) e embalados pelas músicas de carnavais, canções que nos remetem ao passado.
🎶você pensa que chaça é água? Cachaça não é água não… 🎼🎵
A alegria contagiante toma conta das pessoas, a classe abastada se une às menos favorecidas, o cidadão passa a ser folião deixando de lado as dificuldades do dia a dia dando espaço a momentos de felicidade com entusiasmo já mais visto.
É carnaval….
Na Praça da Bandeira os blocos se organizam para desfilarem até o QG da folia na Praça da Matriz de Senhora Sant’Ana. A alegria é geral, blocos memoráveis como As Debutantes, que hoje incorporam as Pecinhas; Os Mexicanos; Os Magnatas; Foi dia na Praça; Os Come-come; O bloco dos Cão; Bloco dos Piratas, Pitú com Limão; Gela Guela; Bloco da Mundiça; Os Penetras; Os Bigcats; Os Cangaçeiros; urso Preto; Zona do Baixo Meretriz (ZBM); Casais Batuqueiros; Samba e Furdunço; O Taxi; Línguas de Trapo; Juventude Perdida (JP); Os Caça Cachaça; Malícia; Tico Mia, Mulher Mania, Akaba Kana, Bloco Carcará, As Tolinhas, dentre outros, abrilhantam nossos festejos carnavalesco.
🎶🎶Ó abre alas que eu quero passar..🎼🎵
Santana de tradições e com histórico de referência em festividades culturais também atrai blocos de cidades vizinhas para brincar o nosso carnaval. Bloco Quente e Arrochado, da cidade de Dois Riachos, Anjos de Rabo de Olho D’água das Flores, além de outros tantos, juntam-se a nós numa só folia.
Algumas personalidades de nossa cidade realçam as festividades momesca. Zé sapo, Ivaldo (Cuiuiu), Calhambeque, Reginaldo e Ialdo Falcão, Valter Marinheiro, Alberico Ventão, Aderval (Papa Figo), Zé Negão, seu Costinha, entre outros foliões, dão um toque especial de alegria e criatividade com suas fantasias e disposição ao longo dos dias de carnaval.
🎼🎶Mamãe eu quero mamar, traz a chupeta…🎼🎶
No Tênis clube santanense as matinês oportunizam às crianças vivenciarem dias de felicidade junto aos seus pais e amigos. Não diferente, o baile à fantasia, que permite ao grupo da melhor idade, através de suas próprias fantasias vivenciar uma transformação interior, absoluta e de extrema felicidade, é carnaval em Santana.
🎼ai, ai, ai, ai, ai, ai, ai, está chegando a hora…🎵🎶
É final dos festejos carnavalescos e após o Rei Momo “fechar” o carnaval, o santanense já se prepara para as festividades do ano vindouro. A festa do carnaval está no DNA do nosso povo, enraizada no seio das famílias santanenses que se despedem, cantando num só coro:
🎶🎼Oh quarta feira ingrata, chega tão depressa.🎼🎶”
Mas, e os carnavais saudosos?
No vocabulário da língua portuguesa a palavra saudoso inspira saudades; que se evoca como lembrança terna, comovedora, triste ou alegre.
Santana do Ipanema, por sua essência, é uma terra onde seu povo ainda preza pelos costumes e tradições de outrora. Preserva ao longo dos tempos o legado cultural deixado por nossos ancestrais. Essa ainda é a nossa maior virtude.
Apesar disto, ano após ano, essa identidade cultural e social que tornou virtuosa NOSSA Santana, se dissipa. As tradições vão sendo colocadas num plano distante, tornando nossas tradições coisas do passado, literalmente.
Morrem as tradições, sucumbe nossa virtude, apaga a nossa história. Salve Santana do Ipanema.
🎶🎼🎵aí que saudade, dos carnavais de Santana do Ipanema🎶🎼🎵
COMENTÁRIOS