Publicidade
  • Santana do Ipanema, 20/09/2026
  • A +
  • A -

136 dias no Atlântico: navegadores contam bastidores da travessia

Raphael Garcia e outros navegadores compartilham experiências de longas expedições na 9ª edição do Náutica Talks.

Foto: Assessoria
136 dias no Atlântico: navegadores contam bastidores da travessia

Quarenta e dois anos depois da travessia a remo pelo Atlântico Sul realizada por Amyr Klink em 1984, outro brasileiro decidiu enfrentar o oceano e refazer a jornada. Raphael Garcia passou 136 dias no mar e vai contar os bastidores dessa experiência no Náutica Talks. O ciclo de palestras integra a programação do São Paulo Boat Show 2026, realizado de 24 a 29 de setembro, no São Paulo Expo.

A experiência de Raphael será contada no domingo (27), às 16h, e é aberta aos visitantes do evento. Ela integra uma sequência de relatos sobre grandes navegações pelo mundo e que serão apresentadas durante a 9ª edição do  Náutica Talks. 

“Essas histórias aproximam o público de quem viveu grandes jornadas no mar e revelam bastidores, decisões e aprendizados que vão além da travessia em si. O Náutica Talks valoriza essa cultura e também inspira novas pessoas a conhecer esse universo”, afirma Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica / Boat Show Eventos.

Outra palestra também vai resgatar um capítulo marcante das expedições de Almir Klink. Marcos Hurodovich apresentará, na segunda-feira (28), às 20h, a trajetória do Rapa-Nui, primeiro veleiro do navegador, atualmente em processo de refit para uma nova viagem à Antártica. No encontro, Hurodovich vai mostrar o percurso do veleiro e os preparativos para o retorno ao continente antártico.

O Náutica Talks ainda terá a presença de José Guilherme Caldas, médico e velejador que participou da GLOBE40. Sua palestra, no domingo (27), às 18h, parte de uma comparação improvável: o que uma neurocirurgia e uma regata oceânica podem ter em comum? A experiência vem de uma jornada de proporções pouco comuns. O Barco Brasil venceu a categoria Sharp depois de mais de oito meses e cerca de 30 mil milhas náuticas, em uma volta ao mundo à vela marcada por longos períodos no mar e mudanças de rota.

Quem também levará ao público uma coleção de experiências sobre as águas é o capitão Luiz Omar. Na segunda-feira (28), às 18h, ele apresenta a palestra “Navegando num mar de histórias”, na qual reunirá episódios e situações vividas durante expedições e navegações de longo curso. Os relatos passam por diferentes maneiras de explorar as águas, a bordo de veleiros, lanchas e até de motos aquáticas, com os imprevistos e aprendizados de quem acumulou experiências em diferentes tipos de embarcações. 

Algumas histórias ganham forma muito antes de o barco tocar a água: Maria Beatriz, conhecida como Maria ao Vento, começou a construir o próprio veleiro aos 15 anos e transformou o projeto no sonho de navegar pelo mundo. Sua participação, na segunda-feira (28), às 15h, leva ao palco uma perspectiva diferente das grandes travessias: a de quem constrói, peça por peça, a embarcação e a aventura que pretende viver.

Ao todo, o Náutica Talks terá 26 palestras incluindo temas como tecnologia, mergulho, pesca costeira e orientações técnicas. Informações sobre todas as palestras e como adquirir ingressos para visitar o evento estão disponíveis no site.

Serviços

  • O que: São Paulo Boat Show 2026
  • Quando: de 24 a 29 de setembro
  • Onde: São Paulo Expo — Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, Vila Água Funda, São Paulo
  • Horários: das 13h às 22h; no primeiro dia, abertura às 15h; no último, encerramento às 21h
  • Mais informações e ingressos: https://saopauloboatshow.com.br/
  • Cobertura completa: www.nautica.com.br

Confira o calendário dos Boat Shows no Brasil em 2026:

  • Salvador Boat Show: 05/11 a 08/11
  • Salão de Usados Náutica: 19/11 a 22/11

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.