Publicidade
  • Santana do Ipanema, 20/12/2025
  • A +
  • A -

Fábio Campos

Andar sem rumo

Foto: Freepik
Andar sem rumo

A proximidade dos últimos dias, de mais um ciclo prestes a se fechar. Ocorre-nos uma tendência. Considero, algo até natural que é, dar uma parada, aproveitar a pausa, e dar uma olhada para trás. Fazer uma reflexão, ou auto-avaliação. Claro, que para tudo existem as exceções. E, não poderia ser diferente. Haverá sempre, os que dirão que olhar o fim de cada ano, dessa forma, não passa de ilusão, de abstracionismo. Seria aqueles que enxergam a existência, como algo uniforme, sem etapas, sem divisões.

A maioria de nós acredita, nessa coisa do misticismo. E querer saber sobre o desconhecido, sobre o que ainda estar por vir. Há nessa ocasião, a busca com mais intensidade pelas crenças, convicções, pela fé. Os mais céticos, se restringem a rever o que andou fazendo. E a partir disso, ver o que dá pra fazer, daqui pra frente, com o que ainda se tem. 

Haverá os que farão questão de passar a última noite do ano, em determinado lugar, que pode ser em casa, no seu quarto, na sua cama, apenas rezando. Outros preferirão as praças, os bares, a companhia de amigos, familiares etc. Haverá quem busque um templo, uma praia deserta, o alto de uma montanha. Também têm aqueles que escolherão a roupa que irão vestir. Com relação a cor, o branco, que simboliza a paz; amarelo riqueza; verde, esperança; azul, saúde; rosa, amor; vermelho, paixão; laranja, felicidade; roxo, criatividade. Tem deles que inclusive a peça íntima precisa ser daquela cor.

Os supersticiosos, pularão sete ondas na praia; haverá quem limpe a casa com mais afinco; terá os que comerão lentilhas, na esperança de ver melhorar sua saúde financeira; ou comerão 12 uvas, uma para cada mês do novo ano; deles que colocará sementes de romã no bolso, ou na carteira; os que acendem velas, incensos, ervas aromáticas; ou estourará um champanhe; terá os que evitará comer carne de aves, por conta do folclórico adágio que: “aves, ciscam para trás”, e isso seria sinônimo de retrocesso; colocar uma cédula de dinheiro dentro do sapato que estará usando na noite do revellion.

O tempo vai passando, e algumas tradições vão precisando se adaptar as novas tendências. Uma delas é a lei que proíbe a comercialização e queima de fogos de artifício barulhento. Por conta dos danos causados a saúde de animais domésticos, e crianças com autismo. Pena que não é uma lei federal. E só alguns estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraíba; e capitais como, Brasília, Recife, Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte e Macapá aprovaram esta lei, e mesmo assim, percebemos o quão impossível é, o seu cumprimento.

Já ouvi alguém dizer que um povo, com relação ao cumprimento de leis, normas e regras, se espelha muito nos seus governantes. Talvez por isso, aqui no Brasil cometemos, ou somos tão  propensos ao erro. Ao ponto de quando alguém age do modo certo, devolvendo ao seu legítimo dono, algo de valor, perdido, acaba virando manchete nos noticiários. Mas, e de onde será que vem a palavra, erro?

“Do Latim “errare”, que significa “vagar” ou “andar sem rumo”; palavras com raízes indo-europeias relacionadas ao verbo “ER” que significa “andar sem destino”. Com o tempo, o significado de “erro” evoluiu para abranger qualquer tipo de equívoco ou falha, seja em ações, pensamentos ou julgamentos. Fonte: origemdapalavra.com”

Como se diz “ERRO” em inglês? “Aqui estão várias formas de dizer “erro” em inglês:

ERROR: É a mais tradicional para designar o termo “erro”; Mistake: usada para se referir a “erro cometido, por alguém, especificamente; Blunder: refere-se a um erro grave ou um mau entendimento; Miss: Usado em contexto específico, com termo que complemente: “miss a target”: “errar o alvo”; Error in: outra forma usada em casos onde há especificidade: “errei no cálculo”. Essas expressões podem serem usadas em diferentes situações para comunicar o conceito de “erro” em  inglês. Fonte: Copilot Search”

Vamos brincar um pouco, sobre esse tema tão melindroso, o “erro”. Algo tão difícil, de se admitir. Isso, vem de longa data. Quando Deus perguntou a Adão, por que ele havia comido do fruto proibido, ela poria a culpa em Eva; que por sua vez passou a culpa pra serpente. Na internet, se erramos devemos dizer: “I made a mistake” [Eu cometi um erro] ou “I missed up”[eu estraguei]; No Futebol, os erros mais comuns são: “a Falta” “Foul” em inglês, e o “Penalty” ou “Penalidade Máxima”; Na religião, o erro é chamado de Pecado, do Latim “Peccatum” que significa “tropeçar” ou “enganar-se”; na jurisprudência, o erro pode ser chamado de “delito”, “fato delituoso” “crime” etc; no transito de veículos automotores, o erro é chamado de infração; Na educação escolar, o erro pode traz duas conseqüências extremas: suspenção das atividades escolares, ou exclusão do convívio no ambiente; Na política, o erro é, literalmente, a má interpretação que se faz do próprio termo. 

A Academia Internacional de Literatura Brasileira escolheu a expressão: “Palavra e Futuro” para definir 2026, que abre discussão para essa tríade de verbetes: sustentabilidade, tecnologia e inclusão. Fonte: focusbrasil.org

Pra mim isso dá poesia: Eu pego a palavra claro, apago e fico no escuro/ Arrebento ela no muro, sem dó nem piedade/ A sustentabilidade vertendo igual água fria/ Tem que incluir inclusão/ E a tecnologia vem se espalhando no chão.  A enxada e a picareta, feito papel e caneta escrevendo no barro duro: Isso é “Palavra e Futuro”, isso é obra de minha mão. 

A respeito de 2026, já temos alguns conceitos preestabelecidos. E que dá até mote em roda de cantoria: 2026: Ano de Eleição, Copa do Mundo e Muito Feriadão.

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR

FINAL DE ANO, PROFESSOR TEM MUITA PROVA PRA CORRIGIR:

De Acordo com a Questão onde está o X? R=NO ALFABETO.

Quem Nasce no ACRE É? R=ACRÍLICO.

Onde Fica o PERU? R=PERTO DOS OVOS.

Na Frase “João Está Surfando” ONDE ESTÁ O SUJEITO? R=NA PRAIA.

Quem é o Atual Presidente de PORTUGAL? R=CRISTIANO RONALDO

Quem Nasce Em VEGAS É? R=VEGANO.

Quais os Principais Tipos de CÉLULAS? R=IPHONE, MOTOROLA e SAMSUNG

O Coletivo de POBRE É? R=SERASA

O Que DAVINCI Falou Ao Pintar MONALISA? R=VOCE PINTA COM MEU PINTO?

Quem Nasce Em ROMA É? R=ROMANTICO

O Coletivo de MÉDICO É? R=SUS

DE Um Exemplo de Um SUJEITO SIMPLES? R=UM CARA DE BERMUDA E CHINELA

Quem nasce Em DUBAI? R=É DU BAIANO

CITE Um SUJEITO COMPOSTO. R=SEU MANUEL, ELE É DONO DE UM POSTO

TRADUZA PARA O PORTUGUES: “CAR NEED BOY”. R=CARNE DE BOI

TRADUZA: “PAY SHEE”. R=PEIXE

TRADUZA: “MY ONE EASY”. R=MAIONESE

TRADUZA: “PALL ME TOO” R=PALMITO

O Que É UM PRISMA. R=UM CARRO DA CHEVROLET.

O Que São CÁLCULOS RENAIS? R=CÁLCULOS FEITOS PELAS RENAS DE PAPAI NOEL.


FELIZES FESTAS NATALINAS, COM A GRAÇA DE DEUS!



COMENTÁRIOS

LEIA TAMBÉM

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.