Professores da Ufal publicam livro com memórias de povo quilombola do Sertão de Alagoas
A obra foi produzida coletivamente, a partir de atividades extensionistas desenvolvidas entre setembro de 2023 e dezembro de 2024

Os professores Manoel Valquer Oliveira Melo e Evaldo Mendes da Silva acabam de publicar pela EDUFAL o livro digital de acesso gratuito "No pisado da nossa terra: Narrativas dos moradores do quilombo Alto do Tamanduá (Poço das Trincheiras-AL)".
“No pisado da nossa terra” tem caráter paradidático e está dividido em 9 capítulos, 8 deles contam a história de moradoras e moradores do quilombo Alto do Tamanduá, além de trazer no capítulo “A tradição de cantigas do Reisado” toadas cantadas no evento “Sou Quilombola, Minhas Raízes”, realizado em novembro de 2024.
A obra foi produzida coletivamente, a partir de atividades extensionistas desenvolvidas entre setembro de 2023 e dezembro de 2024, no âmbito da Unidade Educacional Santana do Ipanema/Campus do Sertão, em projeto do Programa de Formação em Ações de Extensão da Universidade Federal de Alagoas (Profaex/Ufal).
O professor Manoel Valquer destaca que a escolha por Poço das Trincheiras se deu por ser um município que abriga a quarta população quilombola do estado de Alagoas. “A transcrição das narrativas, tal como foram apresentadas, garante que as futuras gerações tenham acesso aos saberes de seus antepassados, configurando-se como uma potente estratégia de construção de arquivos vivos dessa história”, afirma.
Na articulação da universidade com a sociedade da região, marca importante das atividades de extensão, tem-se aqui a busca do protagonismo de quilombolas num paradidático a ser utilizado nas escolas quilombolas do Semiárido alagoano.
Como afirma Manoel Valquer: “Com sensibilidade e autenticidade, compartilham suas histórias e memórias a partir de suas vivências dentro da comunidade, valorizando o saber oral e a experiência cotidiana. O livro tem o objetivo de contribuir para a preservação da memória coletiva, o fortalecimento da identidade cultural e o reconhecimento das raízes quilombolas pelas novas gerações”.
Lançamento e acesso ao livro
O livro deve ser lançado durante as atividades da I Feira Literária do Sertão, prevista para ocorrer nos dias 13 e 14 de maio na Unidade Educacional Santana do Ipanema da Ufal – evento que segue de 15 a 18 na Unidade sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia. Mais informações em breve e pelos perfis da Unidade e do Campus do Sertão no Instagram, respectivamente @ufalsantana_oficial e @ufalsertao_oficial.
O livro digital está disponível gratuitamente no site da EDUFAL: https://edufal.com.br/Produtos/Detalhes/514869.
Serviço
O quê? Publicação do livro digital “No pisado da nossa terra: Narrativas dos moradores do quilombo Alto do Tamanduá (Poço das Trincheiras-AL)" (EDUFAL, 2025).
Organizadores: Prof. Dr. Manoel Valquer Oliveira Melo e Prof. Dr. Evaldo Mendes da Silva
Público-alvo: Crianças e adolescentes de escolas quilombolas do Semiárido alagoano
Disponível em: https://www.edufal.com.br/Produtos/Detalhes/514869
COMENTÁRIOS