Publicidade
  • Santana do Ipanema, 25/09/2026
  • A +
  • A -

Em Maceió, Lula manda recado para JHC: “Raposa não toma conta de galinheiro

Presidente Lula defendeu eleição de Renan Filho, comparou JHC a Fernando Collor e assumiu compromisso de acabar com as bets no Brasil.

Foto: Assessoria
Em Maceió, Lula manda recado para JHC: “Raposa não toma conta de galinheiro

O presidente Lula (PT) defendeu nesta quinta-feira (24) a eleição de Renan Filho (MDB) para o governo de Alagoas e fez uma comparação entre o adversário na disputa, João Henrique Caldas (PSDB), candidato de Flávio Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Fernando Collor de Mello, que hoje cumpre prisão domiciliar. “Raposa não toma conta de galinheiro”, disse o presidente. 

“Vocês sabem que governar é uma coisa muito difícil. É muito difícil. E não adianta vocês acreditarem nas pessoas que vendem facilidade. Esse Estado aqui uma vez teve um cidadão que viajou pelo Brasil sendo ‘caçador de marajá’. Vocês lembram? Jovem, bonitão. Falava: ‘Minha gente, minha gente’. E ganhou as eleições. Dois anos depois foi impichado por corrupção”, disse Lula. 

“Sempre que vocês virem alguém vender facilidade, vocês não podem esquecer: raposa não toma conta de galinha. Não acredita. Se você quiser tomar conta da galinha, coloca o galo. Mas nunca a raposa”, alertou o presidente.

Outro recado direto de Lula ao candidato do PSDB envolveu o compromisso do presidente de acabar com as bets no Brasil. Em Alagoas, a influência das bets foi ampliada por eventos promovidos por JHC em 2024, com patrocínio da empresa “Vai de Bet”. Dois anos depois, o efeito é devastador: em agosto deste ano, segundo a Fecomércio-AL, 84,6% das famílias maceioenses estão endividadas.

“Eu conheci uma moça de 27 anos que levantava de noite, ligava o chuveiro para o marido não desconfiar que ela estava [apostando]. Ela queria dizer que estava tomando banho e ela ficou devendo R$ 730 mil. Eu conheci um senhor, empresário. Ele ficou devendo R$ 2, milhões. Vendeu até o terreno do pai, que não era dele”, disse Lula. 

“Eu conheci pessoa que tentou se matar três vezes porque estava devendo. A pessoa pensa que vai ganhar e a pessoa vai apostando e apostando. Daqui a pouco a pessoa perde o que não tem. Eu conheci uma mãe que um filho de 26 anos que se enforcou porque estava devendo. Então eu queria dizer para vocês, eu vou acabar com as bets nesse país. Vou acabar com as bets antes delas acabarem com o Brasil e levar as pessoas à doença”, garantiu o presidente. 

Lula esteve em Maceió nesta quinta-feira para reforçar a campanha do aliado Renan Filho ao governo, ignorando as tentativas feitas por JHC, nesta semana, de vincular sua imagem ao presidente antes da visita. Em seu pronunciamento, Lula se referiu a Renan Filho como “um motivo de orgulho para o Brasil” e destacou a parceria com o emedebista no próximo mandato.  

“Eu conheci esse menino meu ministro. Eu posso dizer para vocês: é motivo de orgulho para esse país ter uma personalidade com a capacidade do Renan Filho para administrar”, afirmou Lula.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.