Publicidade
  • Santana do Ipanema, 30/01/2026
  • A +
  • A -

Unidade de saúde alerta para prevenção e reforça importância da vacinação

Após três casos em 90 dias, situação é tratada como surto e exige atenção da população, sem pânico, orienta especialista

Foto: Ascom HEHA
Unidade de saúde alerta para prevenção e reforça importância da vacinação Especialista reforça que não há motivo para alarme generalizado, mas é essencial assegurar as medidas de prevenção
Publicidade

Diante do registro recente de casos de meningite do tipo C em Maceió, o Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e referência estadual no tratamento de doenças infectocontagiosas, reforça à população a importância das medidas de prevenção, do diagnóstico precoce e da vacinação como principal forma de proteção contra a doença.

De acordo com o infectologista do HEHA, Fernando Maia, a meningite meningocócica do tipo C é uma infecção grave causada pela bactéria Neisseria meningitidis, que pode evoluir rapidamente e exige atenção imediata aos sinais e sintomas.

“Febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos, manchas na pele e alteração do estado de consciência são sinais de alerta que exigem procura imediata por atendimento médico”, explica o especialista.

O médico destaca que existem diferentes tipos de meningite, que podem ter origem bacteriana, viral, fúngica ou parasitária. As meningites virais, por exemplo, costumam ter evolução mais benigna, enquanto as bacterianas, como a do tipo C, são potencialmente mais graves, com maior risco de complicações e óbito, especialmente quando não tratadas de forma precoce.

“Por isso, é fundamental diferenciar os tipos e reforçar que a meningite meningocócica é prevenível por vacina”, pontua Fernando Maia.

Em relação à preocupação da população, o infectologista esclarece que, embora o surto esteja concentrado em áreas específicas da cidade, a atenção deve ser coletiva, sem pânico.

“Não há motivo para alarme generalizado nas áreas não afetadas, mas é essencial manter as medidas de prevenção, observar os sintomas e, principalmente, manter a caderneta de vacinação atualizada”, reforça.

Entre as principais formas de prevenção estão a vacinação, a higienização frequente das mãos, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, manter ambientes ventilados e buscar atendimento médico ao surgimento de sintomas suspeitos.

Como parte das ações de enfrentamento, acontecerá neste sábado (31) uma ação de vacinação de bloqueio contra a meningite tipo C nos bairros do Benedito Bentes e Serraria e áreas próximas dos pontos com registros, ampliando o acesso da população à imunização. O Hospital Escola Dr. Helvio Auto pede a adesão da população elegível à campanha.

Segundo o infectologista Fernando Maia, neste momento, a população pode evitar locais fechados e abafados; pessoas com sintomas gripais ou com a imunidade comprometida devem utilizar máscara ao precisar sair de casa ou frequentar ambientes com aglomeração de pessoas.

O HEHA permanece à disposição da rede de saúde e da população, atuando no atendimento especializado, na vigilância epidemiológica e na orientação técnica.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.