Ação da Semu leva cuidado e cidadania para pessoas trans e travestis do sistema prisional nesta quarta
“Dia Delas” levará serviços de beleza, psicologia e saúde ao módulo LGBTQIA+ do Presídio Cyridião Durval
A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) realizará, nesta quarta (28), a segunda edição do projeto “Dia Delas”. Na oportunidade, a ação levará serviços de promoção ao cuidado, saúde e cidadania de pessoas trans e travestis em privação de liberdade do módulo LGBTQIA+ do Presídio Cyridião Durval.
A atividade oferecerá serviços de beleza, com cabeleireiras, trancistas e maquiadoras, além de escuta sensível com profissionais de psicologia, atendimentos com nutricionista e o exercício da fé e espiritualidade. A ação também conta com parcerias e tem a estimativa de atender 15 pessoas.
Realizado em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, simbolizado no dia 29 de janeiro, esta edição do “Dia Delas” tem o objetivo de efetivar os direitos desse recorte da população carcerária, sobretudo a cidadania e a dignidade humana. Além disso, as atividades visam potencializar o processo de ressocialização e recomeço.
A secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, explica que a ação tem foco em levar o cuidado e trazer visibilidade a essa população e os seus direitos. “Com o Dia Delas, visamos garantir direitos e trazer dignidade e autoestima a essas pessoas para que elas tenham a oportunidade de reconstruir suas vidas”, disse.
Dia Delas
As dinâmicas desta quarta marcam a segunda edição do “Dia Delas”. A primeira atendeu 15 mulheres em privação de liberdade do Presídio Santa Luzia, em Maceió, levando cuidados estéticos e escuta sensível. Além disso, foi promovido um momento de valorização pessoal, saúde mental e promoção da autoestima.
O projeto terá continuidade durante o ano, sendo realizado uma vez por mês, atendendo reeducandas do Presídio Santa Luzia e do módulo LGBTQIA+ do Presídio Cyridião Durval.







COMENTÁRIOS