Samu registra aumento de 48% nos atendimentos com motolâncias em Alagoas
Equipe orienta sobre como evitar acidentes de motos, cuja ocorrência vem aumentando nos últimos dois anos.
As equipes de motolância são fundamentais no atendimento pré-hospitalar Em meio ao crescente número de acidentes envolvendo motociclistas em Alagoas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) constata avanços significativos na assistência pré-hospitalar, com o uso das motolâncias. Entre 2024 e 2025, os profissionais que trabalham nas 15 motolâncias do estado elevaram os atendimentos de 2.021 para 2.996 — um aumento de 48%.
A média de intervenções como esse tipo de veículo saltou de 5,53 para 8,20 intervenções por dia, demonstrando a crescente demanda e a eficácia da resposta rápida. Os dados são referentes às duas Centrais do Samu: Maceió e Arapiraca.
A expansão se deve, em parte, à implantação do Suporte Intermediário de Vida (SIV), reconhecido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) como um serviço essencial, e premiado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas. O SIV capacita enfermeiros intervencionistas a atuarem com protocolos avançados em situações críticas, como urgências hipertensivas, crises convulsivas e obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE).
Para o coordenador geral do Samu, médico Mac Douglas de Oliveira Lima, o SIV representou um marco histórico. “Com a implantação do Suporte Intermediário de Vida, ampliamos nossa capacidade de atuação pré-hospitalar. As motolâncias, com equipes altamente treinadas, garantem que o atendimento de urgência e emergência chegue rápido e de forma eficiente a todos os alagoanos”, afirma.
As equipes de motolância são compostas por duplas de técnicos de enfermagem ou por técnico e enfermeiro (às vezes com três profissionais), todos submetidos a treinamentos periódicos.
Segundo o coordenador do Serviço de Motolância do Samu de Maceió, enfermeiro João Henrique Alvorável Cavalcante, essas equipes são essenciais para salvar vidas. “Elas chegam primeiro ao local do acidente, estabilizam o paciente e dão suporte às equipes de ambulâncias — seja básica ou avançada — reduzindo drasticamente o tempo-resposta. Esse é o nosso objetivo: salvar mais vidas”, destaca.
Dicas para evitar acidentes
Diante do aumento de acidentes com motociclistas nos últimos dois anos, o Samu orienta sobre como evita-los e como ter segurança no trânsito.
- Use sempre capacete com viseira fechada — protege contra impactos e objetos voadores.
* Use botas ou sapatos fechados — evita lesões nos pés e tornozelos, numa colisão ou até mesmo na queda de moto.
* Vista roupas com proteção reforçada — jaquetas e calças reforçadas que aumentam a segurança do motociclista.
* Respeite os limites de velocidade — excesso de velocidade é causa direta de graves acidentes, e muitos deles fatais.
* Nunca use celular ao dirigir — a distração compromete a atenção e a reação.
* Evite ultrapassagens perigosas — especialmente em curvas ou em vias de mão dupla.
* Mantenha distância segura dos veículos à frente — dá tempo de reagir a imprevistos e evitar, principalmente, quedas de motos.
* Use luzes acesas mesmo durante o dia — aumenta a visibilidade para os motoristas
* Não dirija sob efeito de álcool ou drogas — afeta reflexos e julgamento.
* Faça manutenção preventiva da moto — freios, pneus e iluminação devem estar sempre em ordem.
O Samu 192 destaca que a prevenção salva vidas tanto quanto o atendimento rápido. Com profissionais qualificados, tecnologia e protocolos humanizados, Alagoas tem avançado na assistência de urgência e emergência pré-hospitalar, especialmente através das motolâncias.







COMENTÁRIOS