Publicidade
  • Santana do Ipanema, 07/01/2026
  • A +
  • A -

Projeto alagoano é selecionado em edital do BNB para recuperação e uso sustentável da caatinga

Edital disponibiliza R$ 15 milhões em recursos não reembolsáveis.

Foto: Canoa de Tolda
Projeto alagoano é selecionado em edital do BNB para recuperação e uso sustentável da caatinga Parte da Reserva Mata da Onça, em Penedo.
Publicidade

Um projeto alagoano foi selecionado em 1º lugar no Edital do Fundo Sustentabilidade, administrado pelo Banco do Nordeste (BNB), para realização de ações na área de recuperação ambiental e uso sustentável do bioma Caatinga. Para esta edição, o BNB destina R$ 15 milhões, em recursos não reembolsáveis, para execução das propostas contratadas, em toda área de sua atuação (Nordeste e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo). O resultado foi divulgado no dia cinco de dezembro e está disponível no portal do banco.

Em Alagoas, o projeto Mato da Onça Resiliente, oriundo da Unidade Educacional da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no município de Penedo, recebeu a maior nota dentre os avaliados. Agora, o projeto segue para a terceira e última etapa do edital, que consiste na análise (considerando aspectos técnicos, orçamentários e documentais) e formalização dos convênios.

Outros dois projetos alagoanos foram selecionados para a lista de “classificáveis”, que reúne propostas bem avaliadas e que podem ser chamadas posteriormente, caso haja saldo remanescente dos recursos, seja por desistência de entidades ou desclassificação de propostas selecionadas.

O gerente de desenvolvimento territorial do BNB em Alagoas, Manoel Roberto Muniz, destaca que a iniciativa do banco visa apoiar financeiramente projetos que promovam práticas sustentáveis e de conservação ambiental. “Como banco de desenvolvimento regional, incentivar a preservação do maior bioma da região nordeste também é nossa prioridade. O edital do Fundo de Sustentabilidade tem justamente o objetivo de apoiar a implementação de projetos que priorizem o desenvolvimento sustentável e a convivência harmoniosa, principalmente entre as atividades produtivas desenvolvidas no bioma Caatinga”, ressalta.

Mato da Onça Resiliente

O projeto Mata da Onça Resiliente é uma iniciativa coordenada pela Ufal, em parceria com a Reserva Mato da Onça e organizações socioambientais. A ação busca promover a conservação do bioma Caatinga e fortalecer a resistência climática no Baixo São Francisco, integrando ciência, tecnologia e saberes tradicionais, bem como transformando a Reserva Mato da Onça em um espaço de pesquisa aplicada e de educação ambiental, com o envolvimento direto das comunidades locais na gestão sustentável do território.

Entre as ações previstas estão a implantação de infraestrutura sustentável, como sistemas fotovoltaicos e melhorias na captação de água, além da criação de laboratórios para pesquisa e produção de bioinsumos. O projeto também prevê a ampliação de viveiro para produção de 80 mil mudas, restauração de áreas degradadas, cercamento de nascentes e implantação de um cinturão verde. As ações serão estruturadas a partir de programas de formação comunitária, bolsas de pesquisa e estudos sobre biodiversidade e mudanças climáticas, visando consolidar modelos de gestão socioambiental e promover autonomia às populações ribeirinhas.

Fundeci

As inscrições para o Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), com a temática “Gestão de Resíduos Sólidos”, estão abertas para entidades públicas e privadas sem fins lucrativos até o dia seis de fevereiro de 2026. Para participar basta acessar o Sistema Convênios Web (www.bnb.gov.br/conveniosweb) e efetuar o cadastro.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.