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  • Santana do Ipanema, 12/10/2025
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Ensino bilíngue em AL atrai pesquisadores da FGV e gestores de todas as regiões

A primeira escola bilíngue pública do Norte e Nordeste, no Pilar, virou referência nacional

Foto: Assessoria
Ensino bilíngue em AL atrai pesquisadores da FGV e gestores de todas as regiões
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A experiência inovadora da primeira escola bilíngue pública do Norte e Nordeste, no município de Pilar, tem chamado a atenção de pesquisadores e gestores públicos de diferentes partes do país. Em setembro, a unidade recebeu a visita da pesquisadora da Fundação Getulio Vargas (FGV), Gabriela Lotta, além de prefeitos, deputados e secretários de Educação das cinco regiões do Brasil. O objetivo foi conhecer de perto a metodologia que tornou crianças de apenas 9 anos fluentes em inglês.

O estudo qualitativo sobre os efeitos da educação bilíngue é liderado pela professora e pesquisadora Gabriela Lotta em parceria com o professor Cristiano Alcântara. A dupla passou uma manhã entrevistando professores, gestores e conversando com os alunos, que também realizaram apresentações em inglês.

Gabriela ressaltou que saiu da visita com as expectativas superadas. “Encontramos uma escola com crianças felizes e o inglês presente com naturalidade em todas as conversas. Queremos entender como esse sucesso foi possível e o que pode ser replicado em outros municípios. Não é mágica, mas o resultado de uma boa gestão aliada a suporte metodológico consistente”, afirmou.

A pesquisa busca analisar não apenas os efeitos no aprendizado, mas também como o investimento em escolas bilíngues pode fortalecer capacidades locais e se adaptar às especificidades de cada território. Os resultados finais devem ser apresentados no segundo semestre de 2025.

A professora Patrícia da Silva, que atua na escola, destacou o orgulho de participar da transformação que também impactou sua vida pessoal e profissional. “Apresentamos resultados fruto de um trabalho sério. É uma forma de mostrar que a escola pública pode alcançar qualidade e inspirar outros municípios”, disse a docente, que se emocionou durante a entrevista.

Gestores e lideranças se inspiram no modelo

A experiência já atraiu gestores e lideranças de mais de 50 municípios de todas as regiões do Brasil, entre eles o prefeito de Votuporanga (SP), Jorge Seba, o deputado estadual do Rio de Janeiro, Sérgio Fernandes, e secretários municipais de Educação de diferentes estados. Durante a visita, eles conversaram com professores e gestores e acompanharam apresentações em inglês feitas pelos alunos.

O prefeito Jorge Seba destacou o impacto da metodologia. “Fiquei impressionado com a forma eficaz de tornar crianças fluentes em inglês e, mais do que isso, ampliar a visão de mundo. Educação é o caminho da transformação, e já penso em como implementar em minha cidade”, declarou o gestor.

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro também passará a discutir a educação bilíngue nas escolas públicas. O deputado Sérgio Fernandes, que esteve em Pilar, reforçou a importância de levar a experiência para as crianças fluminenses. “Ver crianças do ensino fundamental fluentes em inglês na rede pública é emocionante. Isso prova que, com planejamento pedagógico e valorização dos profissionais, é possível oferecer mais oportunidades às nossas crianças. Esse projeto precisa ser ampliado em todo o Brasil”, disse o parlamentar.

Entre os visitantes também estava Angelita Schimitz, gerente do Ensino Fundamental de Boa Vista, capital de Roraima. “As crianças já estão alfabetizadas em duas línguas, algo que encanta e transforma perspectivas de futuro. É impossível não se emocionar com esse projeto”, afirmou.

Systemic

Para Vanessa Tenório, CEO da Systemic Bilingual, responsável pela metodologia implantada, as visitas confirmam o impacto da iniciativa. “Gestores e parlamentares saem impressionados ao ver crianças de 7 a 9 anos fluentes em inglês. Isso mostra que o modelo pode e deve ser expandido para outros municípios do Brasil. A visita dos pesquisadores, por sua vez, reforça que esse resultado tem profundidade suficiente para inspirar novos estudos acadêmicos, inclusive de mestrado e doutorado”, disse.

A metodologia Systemic, desenvolvida há 25 anos, já está presente em mais de 150 escolas privadas em todo o país e, agora, começa a ser aplicada também na rede pública. Em breve, será adotada pela rede municipal de Bom Conselho (PE) e de Maceió (AL). Outros municípios, em estados como Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, já sinalizaram interesse em aderir ao modelo.

O secretário municipal de Educação de Pilar, Clewerton Cavalcante, ressaltou a transformação vivida pela cidade. “Temos alunos que saíram da rede privada para a pública, porque acreditam na qualidade da nossa escola bilíngue. Nosso objetivo agora é inaugurar uma segunda unidade, ampliando para o Fundamental II”, afirmou.

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