Síndrome do Olho Seco: veja a importância das lágrimas em nosso corpo

15 março 2022


Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Hoje venho falar sobre a importância da hidratação do olho. Você sabe qual a função da lágrima? Vocês já pararam pra pensar nisso? Será que a gente chora só por causa da nossa parte emocional?

Existe uma síndrome chamada de Olho Seco, no qual ela é identificada quando o paciente não apresenta lágrimas em quantidade e qualidade suficientes para manter a lubrificação dos seus olhos.

Em todos os olhos estão presentes o humor aquoso, um líquido incolor que, constituído por água e sais dissolvidos, preenche as câmaras oculares. Ele é o responsável por manter a saúde e a transparência dos olhos.

A ausência desse líquido traz problemas que afetam às vezes bilateralmente ou unilateralmente os olhos. Na maioria dos casos o problema ocorre nos dois olhos.

Quando choramos?

Podemos chorar por alegria, através com emoção forte ou também choramos devido a uma perda, num momento de tristeza. Essas duas condições emocionais levam a fabricação da lágrima.

Existe gente que não chora com nenhuma das situações. Não chora na tristeza, nem na alegria. Primeiramente é preciso analisar se isso tem algum problema relacionado à parte psiquiátrica.

A psicopatia ou os estudos da psicanálise são ferramentas no qual se enquadra (ou não) uma pessoa que não produz lágrimas nessas situações. Via de regra, fomos programados para sentir emoções e chorar.

Quando choramos, a lágrima tem uma enzima chamada de lisozima, e essa enzima é muito importante, pois ela elimina bactérias, às vezes atuando até como um antifúngico.

O olho é a principal porta da visão da alma, daí, tudo se enxerga através dele. Quando choramos há uma lubrificação do olho (uma espécie de parabrisas, como ocorre nos carros).

Essa lágrima limpa e hidrata toda a parte da conjuntiva, todos os elementos que estão no olho e também combate todo tipo de bactéria que possa existir, tirando aquelas sujeirinhas de poeira, que chegam no dia-a-dia.

É importante a gente chorar, a gente ter lágrima.

É fundamental a lágrima sair do canal lacrimal e descer pelos olhos. Quando uma pessoa não consegue fazer isso, ela pode provocar o olho seco, daí a necessidade de se usar um colírio.

O colírio é a base de reprodução da lágrima. No Centro Médico Hebrom a gente faz o tratamento para as pessoas que têm essa condição de olho seco. Fique atento: Se você chora pouco, você tem que lubrificar seus olhos.

Comentários