Video cirurgia leva benefícios para pacientes e hospital de Santana do Ipanema

25 abr 2018 - 02:00

Video cirurgias já são realizadas no Hospital Clodolfo Rodrigues (Foto: Cortesia)

Um serviço inovador e bastante tecnológico está facilitando a vida de usuários e trabalhadores do Hospital Regional Clodolfo Rodrigues de Melo, situado em Santana do Ipanema, no Médio Sertão de Alagoas.

A unidade que atende diversos municípios recebeu recentemente um aparelho de videolaparoscopia (ou também chamado de vídeo cirurgia). A informação foi repassada nesta terça-feira (24), pela médica e ex-prefeita Renilde Bulhões, durante um evento oficial da Prefeitura.

A vídeo cirurgia é um procedimento onde com uma câmera e instrumentos especializados é possível realizar cirurgias sem a necessidade de grandes cortes. O médico-cirurgião santanense Pedro Salgueiro é o atual responsável pelos processos e relata as vantagens dele em relação à cirurgia convencional.

“Como não há grandes incisões, são apenas pequenos orifícios, a dor no pós-operatório é muito menor, reduzindo o uso de medicamentos analgésicos e o tempo de internação hospitalar, que é em torno de 24h. Este tempo reduzido também contribui para um menor índice de infecção e de custos”, explica.

Equipamentos usados durante a vídeo cirurgia (Foto: Cortesia)

O especialista ressalta que o paciente submetido a vídeo cirurgia também tem um retorno mais precoce a suas atividades, isso sem falar no resultado estético, que é muito superior ao da cirurgia aberta, praticamente ficando sem cicatrizes.

“É um avanço enorme para Santana do Ipanema e toda a região atendida pela unidade. Hoje o hospital oferece um tratamento de ponta, igual aos grandes centros médicos”, destacou o cirurgião sertanejo.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários