Vereador cobra manutenção de monumento-símbolo de Santana do Ipanema

03 Maio 2018 - 21:54


Vereador usou as redes sociais para se manifestar (Foto: Reprodução / Instagram)

O vereador por Santana do Ipanema, Marciano do Santos (PPS), usou suas redes sociais nesta quinta-feira (3) para relembrar uma indicação e antiga cobrança feita ao Poder Executivo Municipal para a manutenção de um importante monumento que é símbolo da cidade.

A estátua de um jumento carregando as ancoretas e seu dono, chamado carinhosamente de “Candinho” está situado no inicio do canteiro central de uma das entradas da cidade, na rodovia BR 316. Atualmente a pintura da obra está deteriorada e até o chicote na mão do tangedor desapareceu.

“Indiquei ao Prefeito da Reconstrução e a secretária de Cultura há quase um ano atrás a recuperação e conservação do ponto turístico do monumento ao Candinho, até o momento nada foi feito”, escreveu o parlamentar em sua página na internet.

Procurada pelo site Alagoas na Net, a diretora de Cultura Gicelia Gomes, disse que, desde assumiu a pasta a manutenção do jumento e Candinho, e outras praças e logradouros da cidade estão na agenda para manutenção, entretanto, ela disse não saber o porquê de ainda não foram executadas.

O jumento e Candinho

O monumento do jumento e o Candinho foi uma obra do ex-prefeito Adeildo Nepomuceno Marques em homenagem as duas figuras que muito ajudaram ao desenvolvimento da cidade. O animal carregando as ancoretas cheias de águas do Rio Ipanema e seu guia, que levava o líquido precioso para as residências.

Inicialmente as estátuas foram colocadas num trecho da BR 316, quando ainda não era pavimentada, em frente onde hoje funciona a Convém Ipanema Motos. Durante a gestão do ex-prefeito Paulo Ferreira a dupla recebeu uma repaginada e também mudaram de lugar, onde está até a atualidade.

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários