Vacina contra HPV mobiliza Alagoas nesta 2ª feira

10 mar 2014 - 08:32


Campanha de imunização será iniciada em escolas públicas e postos de saúde; doença é segunda maior causa de morte entre mulheres.

Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) dará início nesta segunda-feira (10) à Campanha de Vacinação contra o HPV, ação que busca prevenir a infecção pelo vírus HPV, doença que é a segunda maior causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. A iniciativa também vai ocorrer paralelamente em todo o país, dando continuidade às atividades do Mês da Mulher.

O primeiro ponto de vacinação será a Escola Estadual Maria José Loureiro, que fica no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (CEPA). No local, meninas entre 11 e 13 anos poderão tomar a primeira dose da vacina, segundo explicou a gerente de Doenças Imunopreveníveis e Programa de Imunizações da Sesau, Denise Castro.

“Neste primeiro momento, só é preciso que essas adolescentes estejam na escola para que recebam a vacina. Aquelas que não estiverem presentes no dia podem procurar qualquer posto de saúde para receber a sua dose. Ao longo do mês, vamos visitar quase todas as escolas das redes pública e privada, para disseminar essa cultura de prevenção”.

Denise Castro explica que para receber a vacina, as adolescentes só precisam estar munidas do seu cartão de vacinação. A segunda dose está prevista para ser aplicada cinco meses após a primeira. Aquelas alunas que estiverem nas escolas só não vão ser vacinadas caso os pais ou responsáveis assinem o chamado Termo de Recusa.

“Apesar de existir essa possibilidade, nós não a aconselhamos. O HPV é uma condição que pode, entre outras consequências, causar o câncer. É preciso ter essa consciência por parte dos pais para que suas filhas sejam sim vacinadas”, explicou.

Pais aprovam medida

Presente na palestra realizada no Escola Estadual Maria José Loureiro, a dona de casa Maria Lêda Felix, que é avó das alunas Eduarda e Érica Felix, se disse satisfeita com a ação e ressaltou a importância da prevenção ser realizada cada vez mais cedo.

“Hoje em dia, a gente vive em um mundo onde tudo acontece muito depressa, então a vacina já nos previne de certos problemas. Afinal de contas, a meninada de hoje em dia só quer saber de namorar, então evitar o HPV já é uma grande conquista”, reconhece.

Apesar de prevenir o HPV, a vacina não é efetiva contra outras doenças sexualmente transmissíveis, (DSTs), alerta a gerente de Doenças Imunopreveníveis e Programa de Imunizações da Sesau.

“A prática do sexo seguro deve continuar de maneira exaustiva. Então, reforçamos que, além da vacina contra o HPV, nossos jovens continuem usando os preservativos, para que assim nós fiquemos livres de quaisquer outros problemas”, reforça

Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV, dos quais 40 podem infectar o trato genital. Destes, 12 são de alto risco e podem provocar câncer e outros podem causar verrugas genitais. A Campanha de Vacinação contra o HPV se estende até o próximo dia 10 de abril.

Por Henrique Pereira /Agência Alagoas

Comentários