Rondonistas fazem mutirão em Pão de Açúcar

29 jan 2013 - 10:44


Universitários ajudam a realizar remoção do lixo às margens do Velho Chico (Foto: Hélio Fialho)

Neste domingo (27), com início às 08 horas e 30 minutos, os 20 rondonistas que fazem parte da Operação São Francisco realizaram um mutirão para a limpeza da praia de Pão de Açúcar. Apesar de ampla divulgação nos meios de comunicação existentes na cidade, a ação de recolhimento do lixo não contou com a adesão dos banhistas que estavam frequentando o rio no momento da limpeza.

A Prefeitura de Pão de Açúcar apoiou a ação e enviou para o local um trator, um carro de som e dois servidores da Secretaria Municipal de Viação,Obras e Serviços Públicos(SEVOSP) para ajudar no recolhimentos do lixo. O ex-diretor municipal de meio ambiente, Ramon Carvalho, e o ex-assessor de controle ambiental, Ruan Filipe Pauferro, também partciparam do mutirão. Este blogueiro, na condição de amante do Velho Chico e titular da pasta de Turismo do Município compareceu para dar apoio à turma do Projeto Rondon. Três crianças uniram-se aos rondonistas e aos nomes acima elencados durante a ação.

Apesar dos apelos e convites formulados por meio de um carro de som, os banhistas demonstraram insensibilidade e não aderiram à ação. “O importante é que fizemos a nossa parte e plantamos a nossa semente”, declarou o professor Edilson, ele que é um dos corrdenadores do grupo.

Durante a ação foi recolhida uma grande quantidad de lixo, incluindo um pneu de caminhão, resto de um fogão a gás, embalagens plásticas, vidros e outros objetos que levam centenas e até mesmo milhares de anos para se decompor e que estavam jogados sobre a areia do Velho Chico. O rio São Francisco ao longo do tempo vem recebendo diversos tipos de agressões, inclusive toneladas de lixo anualmente.

Crítica construtiva

Aderindo ou não ao mutirão rondonista, as pessoas precisam entender que o rio São Francisco não pertence à Prefeitura e tampouco ao Projeto Rondon. O rio São Francisco é um presente de Deus para todos e, por esta razão, todos devem respeitá-lo e preservá-lo.

Portanto, cada um precisa fazer a sua parte. É lamentável o fato de 28 pessoas estarem realizando a limpeza da praia enquanto centenas de banhistas e dezenas de pescadores e comerciantes ficaram de braços cruzados, inertes, assistindo a ação. A falta de educação ambiental é gritante em nossa região. Continuamente a natureza sofre com a falta de consciência do povo que a degrada. O Velho Chico é vida que dá vida. É bom não esquecer: lugar de lixo é no lixo!

O povo gaúcho deu um show de autêntica solidaridade às famlias das vítimas da comovente tragédia de Santa Maria e os usuários do rio São Francisco deram um verdadeiro show de insensibilidade para com o Velho Chico não participando do tão divulgado mutirão organizado pelos rondonistas. Amar e lutar pelo rio São Francisco é muito mais que discursos e vãs palavras.

Por Hélio Fialho / Minuto Sertão

Comentários