Universidade neozelandesa faz concurso de design p/ alunos do Ensino Médio Iniciativa tem o apoio da Weta, empresa de efeitos especiais para cinema reconhecida internacionalmente por filmes como O Senhor dos Anéis, O Hobbit, Avatar e outras grandes produções

30 Maio 2021 - 12:25


Alunos brasileiros interessados em participar devem criar um personagem e fazer inscrição via plataforma online; as inscrições estão abertas até 30 de junho (Foto: Divulgação)

Estudantes brasileiros entre 14 e 18 anos têm até 30 de junho para participar da segunda edição do concurso internacional de design ‘Earth Guardians’ (Guardiões da Terra, na tradução em português). Lançado pela Massey University, da Nova Zelândia, a competição pretende conscientizar os estudantes sobre a preservação do planeta. As inscrições estão abertas no site.

Na primeira categoria internacional, o prêmio será um tablet digital HD Wacom Cintiq Pen Display de 16 polegadas com caneta, para incentivar que o jovem siga criando e aprimore as técnicas de design. Já a segunda premiará os cinco melhores trabalhos com um ano de assinatura do programa Adobe Stock ou do Adobe Creative Cloud. A escolha dos vencedores será feita por uma comissão formada por artistas, diretores de artes, especialistas na indústria de jogos e designers.

Para os concorrentes, o desafio é criar um personagem original que irá defender o meio ambiente se inspirando em elementos da natureza, lendas e folclore. É necessário descrever, em inglês e com até 300 palavras, o processo de criação, a inspiração para o design, explicar a origem do personagem, seu nome, onde ele mora, quais características ou poderes especiais ele tem, além de quais as referências de mitos, lendas locais e demais inspirações. O participante também deve explicar as técnicas de desenho escolhidas para a construção do personagem, bem como materiais utilizados.

Após desenvolver o processo criativo e criar a imagem do personagem, os estudantes devem realizar a inscrição online. Cada estudante pode fazer duas inscrições, desde que os personagens sejam diferentes. Ao todo, o “Guardiões da Terra” vai premiar onze vencedores, sendo duas categorias destinadas a estudantes internacionais, uma a mais do que na primeira edição, que são: International Ultimate Concept Artist Award e International Rising Stars Highly Commended Awards.

A Nova Zelândia é um país reconhecido por desenvolver a educação para o futuro e, por isso, figura entre os principais destinos para estudantes internacionais. Na primeira edição do concurso, mais de 300 designs foram enviados, sendo metade deles de estudantes internacionais.

Indústria criativa é destaque na Nova Zelândia

O desafio da Massey University conta com o apoio da Weta Workshop, criada pelo cineasta Peter Jackson e responsável por alavancar, há duas décadas, a posição da Nova Zelândia como um dos principais países para a produção de efeitos especiais para a indústria cinematográfica de Hollywood. O estabelecimento da Weta na capital Wellington impulsionou a geração de mão de obra altamente qualificada em diferentes especialidades de pós-produção de filmes: desde o design de personagens até a construção de cenários digitais. A empresa já arrebatou 6 Oscar na categoria de efeitos especiais.

A produção cinematográfica na Nova Zelândia também impulsionou a criação de cursos superiores para formar profissionais. Os programas já estão entre os melhores do mundo e recebem estudantes de todos os continentes – a própria Massey University, criadora do desafio de design, conta com uma faculdade dedicada às artes criativas, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas como animação, cinema, som, desenvolvimento de games e outros.

Nova Zelândia: educação de excelência e preparação para o futuro

Todas as universidades da Nova Zelândia estão classificadas entre as melhores do mundo, de acordo com os respeitados índices internacionais QS World University Rankings e Times Higher Education. Vale ressaltar que a Nova Zelândia é uma das nações que melhor educa para o futuro – o país ocupa a terceira posição (é primeiro entre os países de língua inglesa) do ranking mundial realizado e divulgado pela The Economist Intelligence Unit. 

Sobre a Education New Zealand (ENZ)   

A Education New Zealand (ENZ) é a principal agência do governo para a divulgação e representação da educação da Nova Zelândia em âmbito internacional. Com o objetivo de tornar a Nova Zelândia conhecida como destino para estudantes internacionais e como a mais importante parceira para conhecimento e serviços ligados à educação, a ENZ conta com 70 funcionários em mais de 20 localidades e é dirigida por uma junta nomeada pelo Ministro de Educação Superior, Competências e Ofícios.

Por Assessoria

Comentários