Sobre Diógenes Pereira

Diógenes Rodrigues Pereira é Psicólogo Clínico, Terapeuta Cognitivo Comportamental, Especialista em Avaliação Psicológica, Palestrante, Consultor Pessoal e Organizacional. Formado pelo Centro Universitário Cesmac (Maceió).


UMA ESCOLHA ERRADA

12 abril 2021


Foto: Pixource / Pixabay

Que a vida é de feita escolhas isso todo mundo já sabe, muito embora poucas pessoas foram treinadas para desenvolver a maturidade emocional, uma habilidade essencial para saber lidar com as experiencias desagradáveis quando a escolha do momento não traz o resultado esperado.

Acredito que você leitor, em vários momentos da vida já ficou indeciso sobre o que escolher, e geralmente essa insegurança ou indecisão ocorre devido ao medo do resultado não ser positivo ou desejado.

A pergunta que sempre ecoa em nossa mente nesses episódios, é: E SE NÃO DÉ CERTO?

Diante do desconforto emocional sofrido por nós humanos ao longo da vida, as crenças limitantes adquiridas nas experiencias frustradas, nos fazem temer as novas escolhas.

É preciso compreender que todas as vezes que escolhemos alguma coisa, abrimos mão de outra. Por exemplo, quando eu escolho acordar às 5h no domingo eu abro mão de dormir até mais tarde. Quando escolho ficar nas redes sociais durante horas do meu dia, eu abro mão de desempenhar outras ações que possam melhorar minha saúde ou conhecimento social.

É fundamental ter a clareza de que a cada escolha feita, a decisão foi tomada baseada no que parece ser o melhor para o momento, e naturalmente diante disso a cada tentativa existe a possibilidade de acerto e de erro, o resultado é sempre consequência de uma variável da situação.

Também é importante lembrar que o escolhido agora como algo conveniente para momento, pode não ser visto como adequado em outro momento, pois é natural o cenário mudar e as escolhas também.

Não tenha medo de tomar uma decisão, não tenha medo de escolher, não deixe de tentar, não sofra quando algum objetivo não for alcançado. Quem não erra não tenta e também não evolui. A evolução e a resistência são adquiridas como consequência das escolhas.

Escolha ser otimista, toda dificuldade tem solução, então não fique olhando só para o problema. Busque alternativas para encarar sua demanda, cada ser humano tem a sua e é necessário assumir sua responsabilidade e cumprir seu papel social.

Caso não consiga tomar uma decisão e superar suas dificuldades, procure ajuda essa escolha é um sinal de inteligência, buscar apoio para sair das barreiras é uma estratégia positiva. Porque se você escolher ficar parado o problema vai persistir por muito mais tempo.

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.