Ufal participa de reunião para criar Fórum de Solidariedade à Cuba Mais de 20 entidades alagoanas foram representadas no encontro virtual, que contou com a presença do reitor Josealdo Tonholo.

21 Maio 2021 - 12:00

Foto: Divulgação

Um encontro virtual com representantes de mais de 20 entidades, realizado na quarta-feira (19), em sala virtual, fez um resgate histórico da relação de solidariedade e cooperação entre Alagoas e Cuba. O reitor Josealdo Tonholo participou da reunião e lembrou que, em 2013, foi um dos coordenadores do encontro Cuba-Brasil no século 21, realizado em Maceió.

A reunião contou com a saudação de Tânia Parra, do Instituto Cubano de Amizade com os povos, e de Maria Auxiliadora Cesar, do Núcleo de Estudos  Cubanos da Universidade de Brasília (UnB). Ao final dos debates, foi aprovada por aclamação a criação do Fórum Freitas Neto de Solidariedade à Cuba, em homenagem ao jornalista que era um entusiasta do intercâmbio cultural, técnico e político com as instituições da ilha caribenha.

Muitos aspectos desta relação foram destacados na fala dos participantes, como os seminários e consultorias nas áreas de educação, saúde, economia solidária, agronomia, inovação tecnológica, entre outras. “A Ufal tem várias ações de pesquisa em parceria com Cuba. Precisamos levantar todas essas atividades para saber a dimensão desta produção conjunta”, propôs o reitor.

Além do reitor, os outros integrantes que estavam presentes à reunião foram o professor Jailton Lira, do Centro de Educação (Cedu); a professora Regla Toujaguez La Rosa Massahud, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca); Maria Betânia Fernandes, técnica e conselheira universitária; os estudantes Gabriel Cunha e Alex Santos, do Diretório Central dos Estudantes (DCE); e os estudantes Victor Magalhães, Gyovanna e Mariana Candidado, representando o Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular Aqualtune (Najup)

No próximo domingo (23), o reitor Josealdo Tonholo garantiu participação na 2ª Convenção Estadual de Solidariedade à Cuba, que vai eleger os delegados do estado para a Convenção Nacional. “Vamos superar as dificuldades conjunturais para dar continuidade a essa parceria muito rica tanto para a nossa Universidade quanto para os pesquisadores cubanos”, ressaltou o reitor.

Para saber mais sobre o Encontro Cuba-Brasil, em 2013, CLIQUE AQUI.

Por Assessoria / Ufal

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.