Ufal aprova cerca de 500 bolsas para novos projetos

25 jan 2013 - 17:26


A Universidade Federal de Alagoas torna pública a lista das propostas contempladas para o Programa de Ações Interdisciplinares (Painter). As 456 bolsas disponibilizadas pelo programa serão distribuídas para os 73 projetos aprovados para os três campi e suas respectivas unidades de ensino.

Na lista com o total de projetos, estão contidos aqueles que foram aprovados plenamente e os que foram contemplados com ressalvas. Essas serão enviadas para os respectivos coordenadores para quer sejam feitos alguns ajustes. “As ressalvas serão enviadas individualmente para os professores coordenadores dos projetos. A partir da data do envio, será dado um prazo de cinco dias úteis para que as ressalvas sugeridas pela comissão organizadora sejam atendidas e os projetos, então, serão reenviados para o mesmo endereço do Painter divulgado por ocasião do envio das propostas originais”, explicou a vice-reitora Rachel Rocha.

Os coordenadores dos projetos que necessitam de observações devem enviar as propostas reformuladas para o endereço eletrônico painter@proest.ufal.br. A lista com os projetos aprovados já está disponível no link “Concursos e Editais”no portal da Ufal. O prazo de recurso para os projetos que foram indeferidos termina sexta-feira, 25. A Proest vai divulgar, na próxima semana, a lista de cadastro dos 1.715 alunos disponíveis, por área, para participar das atividades, obedecendo aos critérios de vulnerabilidade.

A seleção dos estudantes que vão concorrer às 456 bolsas do Painter será realizada de 1º a 15 de fevereiro. “Os professores poderão convocar o aluno da área que necessita para as atividades do projeto. Vamos colocar o aluno do campo da sua formação, com experiência relativa à acadêmica”, ressaltou o pró-reitor estudantil, Pedro Nelson Bonfim. E a vice-reitora complementou. “Estamos cumprindo a promessa de campanha de focar o aluno para as atividades de formação. Além de atender a uma reivindicação estudantil, conseguimos integrar os professores mestres nas pesquisas institucionais”, destacou Rachel Rocha.

O programa

O Painter é um programa realizado em conjunto pelas pró-reitorias Estudantil (Proest), de Graduação (Prograd), de Extensão (Proex), de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) e de Gestão Institucional (Proginst) com a intenção de contribuir para melhoria do desempenho de estudantes com vulnerabilidade socioeconômica, a fim de consolidar sua presença na instituição. Cada proposta aprovada dá direito a seis bolsas para alunos de diferentes cursos de graduação e que estejam, obrigatoriamente, inscritos no cadastro de alunos em vulnerabilidade econômica da Proest. O pró-reitor estudantil, Pedro Nelson, referenciou que o Painter serviu de exemplo para outras universidades. “Apresentamos esse programa no Fórum de Pró-reitores Estudantis realizado no final do ano passado em Natal e ficamos agraciados com a receptividade. Acreditamos que a ideia será implantada em várias instituições que demostraram interesse”, disse.

Por Ascom UFAL

Comentários