Ufal abre inscrições para Programa de Residência Pedagógica O programa tem como finalidade incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica.

09 out 2020 - 10:30


Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Graduação, abriu inscrições para o exame de seleção para cadastro de reserva de residentes bolsistas e voluntários do Programa de Residência Pedagógica (RP/Ufal). As inscrições vão até a terça-feira, 13 de outubro.

A bolsa contará com auxílio mensal de R$ 400,00 para uma carga horária de 12h semanais. Além disso, o bolsista não pode ter outro tipo de bolsa acadêmica, exceto as bolsas de Permanência e Quilombola. No total, são 330 vagas para bolsistas e voluntários nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Música, Música, Pedagogia e Química.

De acordo com o edital, o programa tem como finalidade incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa na relação teoria e prática profissional docente e promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para participar, o aluno deverá salvar currículo no formato PDF na Plataforma Capes de Educação Básica  e enviar uma cópia do comprovante de conta corrente bancária, não sendo aceita conta conjunta. Além disso devem ser enviados por e-mail todos os documentos solicitados (formulário de Inscrição devidamente preenchido, cópia do comprovante de matrícula do semestre atual; histórico escolar analítico; RG e CPF; carta de Intenções sobre a participação no RP Ufal, devidamente digitada, datada, assinada e digitalizada).

O resultado final será divulgado no dia 30 de outubro de 2020, na página da Ufal e por e-mail. O candidato aprovado e classificado terá o prazo até o dia 6 de novembro para enviar ao coordenador de área da seleção os dados necessários para serem incluídos no Sistema da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Caso contrário, poderá ser substituído pelo próximo candidato da lista de classificado.

Acesse o edital na íntegra, CLICANDO AQUI.

Por Assessoria / Ufal

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.