Turismo e Bombeiros reforçam parceria para segurança de banhistas em AL Pulseiras de identificação, placas de sinalização e vídeos educativos são algumas das ações que contribuem para a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos

25 jan 2021 - 21:30

A identificação de crianças e adolescentes traz mais segurança para as famílias curtiam o dia de praia (Foto: Assessoria / Sedetur)

Um dos destinos mais procurados para o verão, Alagoas tem uma faixa de litoral de 230 km, além de inúmeros locais de banho de água doce espalhados por todo o estado.

Para promover a segurança dos banhistas durante mais uma temporada da estação mais quente do ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR) renovam a parceria para uma campanha de prevenção a acidentes.

Nesta alta temporada de verão serão distribuídas doze mil pulseiras de identificação, visando à segurança de crianças e adolescentes. Nelas, é possível escrever o nome do menor, dos pais ou dos responsáveis, além de um telefone para contato. O turista de Recife, Sinzenando Araujo, já foi beneficiado pela ação de lançamento da campanha no último sábado (23), identificando os dois filhos pequenos, Arthur e Maurício. 

“A ação é essencial para nós. A pulseira traz mais segurança para a gente curtir o dia na praia. Se por acaso eles se perderem, vão estar identificados e será muito mais fácil encontrá-los”, ressaltou Sinzenando Araújo.. 

Dados oficiais do CBMAL revelam que, durante todo o ano de 2020, foram realizadas 240 ocorrências de salvamentos de afogamentos. Além das pulseiras, a campanha de verão também inclui a instalação de nove placas de sinalização de risco de afogamento tanto para locais de águas doces como para pontos de águas salgadas, passeios de embarcação e áreas com banhos de piscina. 

Visando também conscientizar a população nas plataformas de mídia, a campanha conta com vídeos educativos com Guarda-Vidas do CBMAL, acerca de temas ligados à área de salvamento aquático, como o que fazer diante de um afogamento, dicas de prevenção em piscinas, em locais de banho de água doce, em praias, importância da obediência à sinalização e às orientações dos bombeiros e também sobre embarcações.

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, a campanha acontece pelo segundo ano consecutivo e é essencial para garantir a segurança de moradores e turistas, qualificando a experiência dos visitantes ao Destino Alagoas.

“O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas realiza um trabalho excepcional nas praias, rios e lagoas do Estado, preservando a vida de moradores e turistas. Por isso, há dois anos nós nos unimos a eles, promovendo essa campanha de verão que, não só é essencial para segurança de todos, mas também qualifica a experiência do turista que nos visita, fazendo do estado um destino cada vez mais seguro e qualificado”, ressalta Rafael Brito. 

Distribuição

Os postos fixos do Corpo de Bombeiros contaram com a distribuição de pulseirinhas durante todo o verão e estão localizados em pontos estratégicos, como Mirante da Sereia, no bairro de Riacho Doce, Praia de Guaxuma, Jatiúca e Pajuçara, em Maceió. Há unidades de atendimento também na praia do Francês, em Marechal Deodoro, e na praia central de Barra de São Miguel, ambas no litoral Sul.

Por Thássia Santos e Thiago Tarelli / Agência Alagoas

Comentários