Trabalho da Ufal na área de petróleo e gás recebe prêmio internacional

20 dez 2020 - 10:00


Pesquisadores do LCCV ficaram com o 3º lugar do Prêmio Augustín Ferrante (Foto: Assessoria)

A resposta pela dedicação veio em forma de prêmio. O trabalho do aluno de iniciação científica Pedro Magalhães, do curso de Engenharia de Petróleo da Ufal, com orientação do doutorando do Ctec, Thiago Barbosa, recebeu o Prêmio Agustín Ferrante pelo terceiro lugar entre as melhores contribuições do Minissimpósio de Iniciantes de Pesquisa.

A honraria foi concedida durante o 61º Congresso Ibero Latino Americano de Métodos Computacionais em Engenharia (Cilamce), realizado no final de novembro.

“Acredito que o prêmio indica que estamos no caminho certo e traz motivação para continuar com nosso trabalho”, comemorou o estudante, que teve o empenho destacado pelo orientador. “Pedro é um aluno muito competente e dedicado, o que facilita o processo de orientação e contribui para geração de trabalhos de excelência. Fico muito feliz com o resultado, visto que prêmios como esse revelam e motivam jovens pesquisadores”, disse Thiago.

O troféu leva o nome do professor argentino Agustin Juan Ferrante, que contribuiu para o desenvolvimento e a gestão de importantes programas de pós-graduação e se destacou na área de análise estrutural avançada em aplicações de engenharia offshore, nos anos 70 e 80, numa parceria com a Petrobras.

O tradicional concurso de estudantes promovido pela Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia (Abmec) tem como objetivo reconhecer os alunos de graduação que demonstrem potencial para realizações científicas de destaque. Essa também foi uma grande motivação para Pedro.

“A iniciação científica me chamou atenção desde o começo e, com certeza, complementa muito bem a minha formação. Receber um prêmio por ela foi uma ótima surpresa”, destacou.

Pesquisa de alto nível

O trabalho assinado por Pedro e Thiago também contou com o apoio e incentivo do professor Eduardo Toledo, do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) do Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal. A pesquisa trata sobre um fenômeno que ocorre durante a fase de produção dos poços de petróleo, conhecido como Annular Pressure Buildup (ABP).

Barbosa explica: “O artigo apresenta um modelo computacional de APB, considerando o efeito de interação entre colunas de revestimento e sua utilização em um estudo de caso envolvendo esse fenômeno. O APB ocorre geralmente na fase de produção, quando o fluido quente proveniente do reservatório escoa pelo poço, transferindo calor de forma radial para as camadas mais externas, que possuem temperaturas e pressões mais elevadas, além de não permitir o alívio de pressão nos anulares. O estudo visa minimizar o aumento desse fenômeno”.

Felizes com o resultado apresentado e as contribuições para a área de óleo e gás, os pesquisadores contam que buscam conhecimentos aprofundados para os trabalhos no LCCV.

“O maior desafio foi trabalhar com alguns assuntos que vão um pouco além da graduação, exigindo um esforço adicional para entendê-los”, resumiu Pedro, entusiasmado com o reconhecimento no evento internacional. Com orientação do professor Eduardo Toledo ele ainda colabora estudos relacionados ao projeto Score – Modelos e Ferramentas Computacionais para Apoio ao Dimensionamento de Revestimentos de Poços.

Sobre o homenageado

Augustín Ferrante traduziu sua reconhecida experiência analítica em uma nomeação de consultoria como diretor e engenheiro sênior da ISC International, STRUDL Europe Srl e STRUDL (UK) Limited. Nesta função, ele realizou com sucesso uma ampla gama de análises estruturais em várias aplicações em todo o mundo.

Ao longo da sua longa carreira, o professor se dedicou à área da engenharia estrutural, ao fomento das suas múltiplas relações profissionais e ao apoio ao desenvolvimento dos engenheiros, em particular, da geração mais jovem.

Por Assessoria / Ufal 

Comentários