Téo e Renan verificam situação da seca

24 fev 2013 - 10:20


Junto ao senador Renan Calheiros, Teotônio Vilela ouviu criadores e constatou ações de combate à estiagem na localidade

(Foto: Tércio Cappello)

Moradores e lideranças políticas do Sertão alagoano receberam, nesta sexta-feira (22), no estádio de futebol da cidade de Maravilha, o governador Teotônio Vilela Filho e o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros. No município, eles conferiram a situação da seca e as ações que estão sendo realizadas pelo Governo para combater os efeitos da estiagem em Alagoas.

No povoado Cedro, bem próximo ao centro da cidade de Maravilha, Teotonio Vilela e Renan Calheiros foram até a propriedade de José Edmilson Serafin. O pequeno criador contou que nos últimos dias perdeu três vacas e agora restam somente 25 cabeças no seu rebanho. Ele mostrou ao governador e ao senador como tem alimentado os animais com o mandacaru. “Corto todos os espinhos para não machucar, fica o ‘babão’ que eles comem, mas é muito fraco e não sustenta por muito tempo”, explicou Edmilson.

Esperançoso com a visita do governador e do senador à sua pequena propriedade, o sertanejo disse que a água levada à localidade por meio da Operação Carro Pipa tem sido de fundamental importância. “O rojão está pesado demais para segurar. Se não fossem os carros-pipas do Governo não sei o que seria de nós”, destacou o criador.

Durante a visita, Teotonio Vilela disse que essa é a hora de dar as mãos e ajudar o sertanejo. “Agora é a emergência. O momento de trazer água e comida para os animais. O segundo passo, que já iniciamos, é dar as condições para o futuro. É o dia seguinte. Abrir barreiros e açudes, repor sementes para pastagens e para o plantio de alimentos”, afirmou.

Junto ao governador Teotonio Vilela, o senador Renan Calheiros viu de perto a difícil situação enfrentada pelo sertanejo e destacou o fato de o Canal do Sertão já está levando água para as comunidades. “Vamos ajudar o governador a ampliar ainda mais as ações que já estão sendo implementadas, como o Bolsa Estiagem e o Garantia Safra. O Canal do Sertão hoje já é uma realidade. Essa obra tem uma longa trajetória que contou com uma variedade de esforços e hoje ela é uma obra prioritária do PAC”, ressaltou o senador.

Já o prefeito de Maravilha, Carlos Luiz Martins, afirmou que a presença do governador no município leva ainda mais esperança para o sertanejo. “É muito positivo contar com a presença do governador e do senador aqui em Maravilha. Isso nos enche de esperança”, falou.

Acompanharam a comitiva os secretários de Estado da Articulação Política, Fábio Rodrigues; da Infraestrutura, Marcos Fireman, e do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Luís Napoleão Casado.

Agência Alagoas

Comentários