Taxa de ocupação hoteleira cresce 53% em Alagoas Avanço da vacinação e protocolos de distanciamento social impulsionam o aumento do número de visitantes no estado

10 ago 2021 - 17:00

Foto: Lucas Meneses / Agência Alagoas

Com o avanço na vacinação e o cumprimento dos protocolos de distanciamento social recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Destino Alagoas é um dos mais buscados nas principais plataformas de vendas de viagens. A prova disso é que a ocupação hoteleira do mês de julho no estado registrou um aumento de 53% em comparação ao mesmo mês do ano passado.

Os dados, fornecidos pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), que conta com aproximadamente 90 associados em todas as regiões turísticas do estado, mostram que a taxa média de ocupação hoteleira de julho do ano passado foi de 23,11%, enquanto a taxa de julho deste ano registrou uma média de ocupação de 76,92% dos leitos.

Para o secretário de estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Marcius Beltrão, a retomada gradual do turismo e as taxas de ocupação dos hotéis mostram que o estado está superando os desafios que foram apresentados com a pandemia.

“Alagoas tem feito o dever de casa. A gente fica muito contente com o que está acontecendo no nosso estado, e tudo isso é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo de Alagoas, através da Sedetur. Sempre prospectando nosso Destino, trabalhando em conjunto com as agências de viagens, as companhias aéreas e o trade. Esses dados são uma vitória do trade turístico e mostram que Alagoas se consolida como um dos maiores destinos do Brasil”, destaca Marcius Beltrão.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL), André Santos, as taxas de ocupação superaram as previsões da entidade para o mês de julho.

“Esse aumento é um reflexo de vários fatores. A divulgação do Destino com as operadoras de viagens, ações como a que tivemos na Estação de Metrô de São Paulo e outras várias ações que estão dando resultado. Inicialmente nós estávamos com uma previsão de 33% para julho de 2021 e esse índice chegou a dobrar. Esse é um sinal que realmente o turismo está retornando aqui em Alagoas”, destaca o presidente da ABIH/AL.

Retomada Segura

A retomada gradual do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. Alagoas também registra cerca de 1.533 empreendimentos turísticos com o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, ocupando o segundo lugar no Nordeste, atrás apenas da Bahia. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança a turistas e moradores.

Por Isabella Padilha / Agência Alagoas

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.