Sindpol realizará grande ato público para cobrar piso salarial nesta quinta

28 nov 2012 - 15:50


O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realizará novo ato público, nesta quinta-feira (29), em frente ao Palácio do Governo, a partir das 9 horas. Na manifestação, a categoria voltará a cobrar a implantação das progressões, a aposentadoria especial e o novo piso salarial. Haverá café da manhã no local.

Reunião

No último ato público realizado na segunda-feira (26), o Chefe Militar, coronel Luciano Silva, do Gabinete Civil, marcou uma reunião com o secretário Álvaro Machado que estava agendada para quinta-feira (29), mas foi adiada para sexta-feira (30), às 14 horas, no Palácio do Governo.

A categoria está mobilizada e caminha para greve, caso o Governo do Estado não defina o realinhamento da tabela salarial antes do recesso da Assembleia Legislativa.

Piso

Os policiais civis aguardam uma definição do governo sobre o novo Piso Salarial dos policiais civis que já deveria ter sido aprovado e sancionado pelo governador Téo Vilela. Mesmo com a pressão do sindicato e da categoria, a tramitação da matéria continua lenta.

Pelo acordo com o governo, que visa valorizar os policiais civis, os quais recebem o pior salário do Nordeste, como novo realinhamento da tabela salarial com piso, no valor de R$ 2.600,00, deverá ser implantado em janeiro de 2013, no entanto, o Processo 1700.2455/2012 do Piso Salarial ainda não foi encaminhado como mensagem à Assembleia Legislativa.

Progressão

A implantação das progressões dos policiais civis também continua indefinida pela Secretaria de Gestão Pública. Os policiais civis reivindicam a mudança de uma classe a outra, conforme Lei Estadual 6.276/2001.

Aposentadoria Especial

Os policiais civis, que se afastaram da Polícia Civil pela Aposentadoria Especial, ainda continuam sem o reconhecimento da integralidade e da paridade salarial pela Procuradoria Geral do Estado, apesar de que a Lei Complementar 28/2010 reconhece o direito. Esses policiais foram afastados, mas não estão aposentados. O Sindpol cobra o cumprimento da lei estadual.

Por Sindpol/AL

Comentários