Setembro, Gratidão

26 setembro 2021


Foto: USP Imagens

Pela lógica, este mês deveria se chamar novembro. Uma vez que se trata do nono mês do ano. Daqui pra frente, os demais, terminarão com o sufixo “bro”. No hemisfério norte, tem-se o  início de mais uma estação do ano, a Primavera. Daqui por diante eles passam a ter uma cor. Setembro é Amarelo. Marcado pela campanha de combate ao suicídio.

SETEMBRO E OS CINCO SENTIDOS: Interessante como os meses do ano, por força dos eventos que trazem no seu bojo, imprimem marcas nos nossos sentidos. NO SENTIDO DA VISÃO: As Craibeira [nome popular da Tabebuia aurea] árvores em geral frondosa, que pintam o sertão com suas flores amarelas. Também conhecida como “Ipê-amarelo”. Fonte: significados.com.br É notória também as manifestações de patriotismo, marcada pelas decorações dos prédios públicos com as cores da bandeira brasileira.

NO SENTIDO DA AUDIÇÃO: Temos a oportunidade de relembrar de músicas que marcaram para sempre, a vida, em especial dos jubilados: “Manhãs de Setembro”, interpretada por Vanuza; “Sol de Primavera” Edinardo; “Estão Voltando as Flores” Emílio Santiago. Entre tantas outras. Ressoam ainda nos ouvidos, resquícios das bandas fanfarras e seus clarins. A entoação de hinos pátrios, tão marcantes na década de setenta.

NO SENTIDO DO OLFATO: Dispensaria até comentários. Uma vez que esse é o mês que dá início a estação das flores. NO SENTIDO DO PALADAR: Setembro é do trigo, do pão, e do feijão. Período em que chegavam, no passado, trazidas nos carros de boi, as sacas dessa leguminosa, para comercialização nas feiras livres da região. NO SENTIDO DO TATO: Para nós sertanejos, setembro, dá início ao verão. Época de muito calor. Há um aumento da temperatura. A ciência tem conceitos bem interessantes sobre estes dois termos.

“O calor é a sensação pela qual passa um ser vivo perante temperaturas elevadas. A física considera o calor, como sendo a energia que passa de um corpo para outro ou de um sistema para outro. Uma transferência associada ao movimento de átomos, moléculas e outras partículas. É importante ter em conta que os corpos não têm calor, mas sim energia interna. O calor é a transferência de parte dessa energia (energia térmica) quando os corpos, ou sistema, encontram-se a temperaturas diferentes. Até que ambos os corpos atinjam o equilíbrio térmico, até estarem à mesma temperatura. Sendo assim, a afirmação que o corpo tem mais calor que outro não é uma afirmação correta. É correto afirmar que o corpo humano é sensível ao calor, tanto sensorialmente, quanto fisiologicamente. Quando há muita transferência de calor do corpo para o ambiente, diz-se que há sensação de “frio”. Quando ocorre o contrário, havendo pouca, ou nenhuma transferência de calor do corpo para o ambiente, então tem-se a sensação de “quente”.

Unidades de medida: A quantidade de energia térmica que é trocada mede-se me calorias. Esta unidade diz respeito à quantidade de energia necessária para que um grama de água eleve sua temperatura de 14,5 para 15,5 graus Celsius. No Sistema Internacional de Unidades é conhecida pelo nome de Joule. Uma caloria equivale a 4,184 Joules. Também existe o BTU: Britsh Termal Unit, que me português significa: Unidade Térmica Britânica, aproximadamente: 252,2 calorias. Existem outras acepções para o termo CALOR, geralmente com sentido simbólico ou figurado, por exemplo: “O calor fez sentir-se no estádio do Benfica”; “As suas roupas acabaram por se romper no calor da batalha. FONTE: calor.conceito/Google.com.br

GRATIDÃO. É comum ouvir-se este termo nas orações, nas mensagens de otimismo, compartilhadas nas redes sociais. Mas de onde será que vem este termo? Qual sua origem e etimologia?

SIGNIFICADO DE GRATIDÃO “Substantivo Feminino, reconhecimento por um benefício recebido; demonstração de agradecimento a alguém, por algo que essa pessoa tenha feito; Obrigado! É uma interjeição [gramática] deriva do Latim “obrigare”, o particípio do verbo “obrigar” flexiona-se em dois gêneros: obrigado e obrigada; a palavra gratidão deriva do Latim: “gratitudo-nis” FONTE: dicio.com.br/gratidão

COMO SE DIZ OBRIGADO, EM OUTROS IDIOMAS: “Thank you! = Inglês; Merci = Francês; Grazie = Italiano; Danke = Alemão; Dank = Holandês; Tak = Dinamarquês; Spasibo = Russo; Shocran = Árabe; Arigatô = Japonês; Duo xiê = Chinês; Todá rabá = Hebraico. FONTE: educacao.umcomo.com.br

UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR

TIRINHA: DOIS PERSONAGENS PRÉ-HISTÓRICOS

-O que vai fazer hoje?

-Nada.

-Mas você já fez isso ontem.

-É, mas não terminei.

A palavra “MERDA” em letras soltas na instante.

Com a Legenda: “Era DREAM, mas a arrumadeira não era obrigada a saber Inglês.”

PIADA DUMA TURMA DE CERVEJEIROS

-Sabia que a Heineken é Cerveja criada em Minas Gerais?

-É não…

-É sim. Alguém disse: Eita! Caiu um Raio! Aí o outro perguntou: Rai nin quem?

NO FACEBOOK

“Ficar velho é isso, você esquece chave, celular, máscara. Mas se tocar uma música dos anos 80, você lembra daletra, do cantor e até da coreografia.

Comentários


Importante! Este site utiliza cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.