Sesc Alagoas inicia inscrições para a oficina gratuita “Desprincesando o conto de fadas”

21 jul 2021 - 20:30

Foto: Divulgação

Dando continuidade à programação do Arte Da Palavra – Rede Sesc de Leituras, será realizada no período de 16 a 20 de agosto, das 20h às 22h, por meio da plataforma Google Meet, a oficina on-line “Desprincesando o conto de fadas”. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas, gratuitamente, até às 18h do dia 10 de agosto. Para concorrer a uma das 25 vagas destinadas à oficina, é necessário preencher o formulário disponível no endereço eletrônico https://doity.com.br/oficina-com-rosangela-hilario.

A oficina foi desenvolvida com a proposta de apresentar uma nova perspectiva para o conto de fadas, criando novas possibilidades para a construção das personagens femininas, que geralmente aparecem como coadjuvantes de suas próprias histórias e estão à espera de uma figura masculina para dar sentido a suas vidas. A proposta de releitura do conto de fadas surge a partir da necessidade de explorar nas narrativas temas que contribuam para a superação de discursos machistas e do silenciamento das meninas, por exemplo.

Além de ter por objetivo a formação de leitores, a oficina também se propõe a contribuir com valorização da literatura como estratégia para o empoderamento feminino e combate ao machismo, sexismo e racismo, utilizando a ressignificação de obras clássicas e a reorganização de histórias que passam a ter finais com protagonismos femininos.

As aulas serão ministradas pela professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rondônia (UNIR), Rosângela Hilário. Ela possui pós-doutorado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), além de licenciatura em Letras e graduação em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, pela Universidade de Mogi das Cruzes.

Após o encerramento da oficina, serão emitidos certificados para quem tiver obtido, no mínimo, 75% de aproveitamento.

Sobre o Arte da Palavra

O Arte da Palavra é um circuito literário que tem por objetivo promover ações destinadas à cadeia da literatura em todo o País, contribuindo com a formação e divulgação de novos escritores e valorizando obras nacionais e as novas formas de produção e de fruição literária.

O projeto é composto por três circuitos que acontecem simultaneamente: criação literária, autores e oralidade. Os 40 artistas participantes da edição deste ano são de 24 estados brasileiros e atuam como escritores, poetas, ilustradores, narradores de histórias, slammers, performers, entre outros.

Por Assessoria / Sesc – AL

Comentários