Sesau promove encontro com prefeitos dos 102 municípios alagoanos

02 jan 2017 - 18:00

Gestores e secretários de Saúde serão recepcionados na AMA na próxima segunda-feira (9).

Prefeitos e secretários irão receber um guia com as principais informações sobre a saúde nos municípios de Alagoas e as ações que a Sesau vem desenvolvendo (Foto: Carla Cleto / Agência Alagoas)

Prefeitos e secretários irão receber um guia com as principais informações sobre a saúde nos municípios de Alagoas e as ações que a Sesau vem desenvolvendo (Foto: Carla Cleto / Agência Alagoas)

Para dar andamento às ações integradas no âmbito da gestão do SUS em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá promover um encontro com gestores dos 102 municípios alagoanos. O evento será na próxima segunda-feira (9), no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), no Farol. Durante a apresentação, prefeitos e secretários irão receber um guia com as principais informações sobre a saúde nos municípios de Alagoas e as ações que a Sesau vem desenvolvendo desde o início da atual gestão.

“É uma oportunidade para dar boas-vindas aos novos prefeitos e secretários municipais de Saúde. Vamos entregar o guia, que vai oferecer a cada prefeito e secretário um conjunto de informações que consideramos como básicas e essenciais para compreender características específicas do SUS no município, garantindo o direito à saúde de todos os alagoanos”, afirmou a secretária, Rozangela Wyszomirska.

Entre os indicadores que irão compor o guia informativo está o registro de nascimentos e óbitos, as doenças e agravos registrados nos municípios, os indicadores de vacinação. Os gestores municipais de saúde também irão saber como está articulada a Hemorrede e as equipes de atenção primária, de média e alta complexidade, da atenção materno-infantil, da vigilância sanitária e as ações da vigilância na saúde do trabalhador.

“Também iremos disponibilizar o Plano Estadual de Saúde, que foi proposto no início da gestão para o quadriênio 2016-2019, e onde consta todos os compromissos do governo para a saúde dos alagoanos e reflete as necessidades de saúde da população alagoana”, disse Rozangela Wyszomirska.

Constam no guia que será entregue no evento informações sobre as unidades hospitalares geridas pela Sesau, dados como estão estruturadas as redes de atenção à saúde como a rede de Urgência e Emergência, a rede de Atenção Psicossocial e a rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência.

Por João Victor Barroso / Agência Alagoas

Comentários