A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apresentou, nesta sexta-feira (15), o projeto básico do Centro de Referência Regional, que vai contemplar os municípios de referência para prestar o serviço de especialidades à região. A proposta, que integra o Programa Alagoas Tem Pressa, foi exposta aos secretários de Saúde e engenheiros dos municípios convidados.
Elaborado pela Coordenação Setorial de Gestão de Engenharia da Sesau, o projeto do Centro de Especialidade foi apresentado aos gestores dos municípios de São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Penedo, Viçosa, Porto Calvo, Maceió (Uncisal e II Centro), Delmiro Gouveia e União dos Palmares.
Durante a reunião, foi realizado o levantamento das necessidades dos municípios e um cronograma de visita técnica para, posteriormente, implantar o Centro de Especialidades. “Iremos analisar se os municípios já possuem terreno ou têm necessidade de estrutura física – reforma e ampliação – ou mesmo de equipamentos”, esclareceu Alexandra Ludugero, diretora de Atenção Especializada e Programas Estratégicos da Sesau
De acordo com a diretora da Sesau, o Centro de Referência Regional tem a proposta de descentralizar os serviços de especialidades – concentrados na capital do Estado – para evitar que pacientes se desloquem para receber o atendimento. “O projeto contribui, assim, para a melhoria da qualidade de vida dos alagoanos, como propõe o programa do governo”, esclareceu.
Alagoas Tem Pressa – A redução da mortalidade materno-infantil e o aprimoramento e ampliação da Atenção Primária à Saúde são os dois projetos estruturantes da Sesau no programa do governo.
A Saúde possui ainda três projetos setoriais no programa, que contempla o fortalecimento das ações de Vigilância em Saúde, a reestruturação da Assistência Farmacêutica e a ampliação e estruturação dos serviços de média e alta complexidade. Sobre este último, em reunião, foi apresentada a proposta de criação dos Centros de Referência Regional.
Por Ascom / Saúde