Sesau alerta sobre ações contra reprodução do Aedes

24 fev 2018 - 09:00


Pneus não devem ser deixados expostos em locais que juntem água limpa, pois local é propício para a proliferação do Aedes aegypti (Foto: Carla Cleto / Agência Alagoas)

Com a chegada do período de chuvas em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta para que a população reforce os cuidados preventivos, visando evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Isso porque, o acúmulo de água limpa em recipientes como garrafas, pneus, calhas e caixas d’água são ambientes propícios para a proliferação do mosquito.

Segundo o supervisor de endemias da Sesau, Paulo Protásio, é essencial que a população mantenha sua vigilância, evitando depósitos de água parada. “Manter as ações de prevenção em suas residências é um ato de cidadania que protege toda a população”, destacou. Garrafas, sejam de vidro ou plástico, devem ser acondicionadas viradas para baixo, evitando o acúmulo de água limpa

Paulo Protásio lembrou que a água para consumo humano deve ser armazenada adequadamente. Para isso, segundo ele, é necessário cobrir os reservatórios para evitar a reprodução do mosquito, além de eliminar recipientes sem uso, que possam acumular água e virar criadouros do Aedes aegypti.

“Todo cidadão deve ter o entendimento que a limpeza da sua residência é imprescindível para evitar o surgimento de criadouros do Aedes aegypti. Atitudes simples como, não deixar expostos recipientes que acumulem água da chuva, representam uma medida imprescindível para que não haja a proliferação do vetor”, evidenciou Paulo Protásio.

Por Fabiano Di Pace / Sesau 

Comentários