Sesau alerta consumidores para os cuidados ao comprar pescados

14 mar 2015 - 15:00


Consumo aumenta com a aproximação da semana santa.

Foto: Agência Alagoas

Foto: Agência Alagoas

Com a proximidade da Semana Santa, feriado em que tradicionalmente se consome mais frutos de mar e vinho, a procura por pescados aumenta em todo o estado. E para garantir a boa saúde da população a Vigilância Sanitária Estadual alerta os consumidores para os cuidados na hora de adquirir os produtos.

O diretor da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, explicou que a primeira atitude que o comprador deve ter é observar as condições do local onde estão sendo comercializados os pescados e se os vendedores estão acondicionando e manipulando corretamente os produtos.

“O local deve estar limpo e os pescados acondicionados em gelo para manter a temperatura baixa. Durante a comercialização dos pescados, crustáceos e moluscos, o vendedor deve usar bata, luvas e manter as unhas cortadas. Também não deve fazer uso de acessórios (anel, aliança e outros) e evitar contato com dinheiro, enquanto estiver comercializando os produtos”, explicou o diretor.

Paulo Bezerra ressaltou que esses cuidados são essenciais para assegurar a higienização correta evitando que o comprador seja exposto a produtos danosos a sua saúde.

“Na hora de comprar o pescado é importante observar se os olhos estão salientes e brilhantes, já que os peixes que não estão frescos possuem olhos fundos e opacos. A carne deve estar firme e resistente, e as vísceras bem diferenciadas. Também é importante observar se as guelras estão com cores vermelho vivo e sem muco, e cheiro agradável”, disse Paulo Bezerra.

Quanto ao sururu, bastante procurado durante a Semana Santa, ele acrescentou que o molusco deve está com sua cor natural, que é de um amarelo mais opaco. Isso porque, quando ele possui uma cor amarelo intenso, é fruto de corantes e deve ser evitado.

Paulo Bezerra ensinou que em relação ao camarão a peça deve apresentar-se firme, com a casca consistente e a cabeça aderente ao corpo. “Evite comprar se a cabeça se desprende com muita facilidade, isso indica que o produto já se encontra em estado de decomposição”, afirmou, destacando, ainda, que é preferível o camarão com casca ao invés de limpo, pois é mais difícil saber se está fresco ou com algum problema de decomposição, “O ideal é que o camarão seja descascado no ato da compra”, ensinou.

O consumo de pescados faz muito bem a saúde e é uma importante fonte de nutrientes anti-inflamatório e ômega 3 que auxiliam na diminuição e prevenção de diversas doenças a exemplo de problemas cardiovasculares e diminuição do colesterol. “Com atenção as dicas, a população pode consumir os frutos do mar sem receio e com a certeza de que a Vigilância Sanitária Estadual, em parceria com as Vigilâncias Sanitárias municipais, atuam fiscalizando e educando os comerciantes para garantir a segurança e saúde de todos os alagoanos”, enfatizou Paulo Bezerra.

Por Fabiano Di Pace / Agência Alagoas

Comentários