Delmiro recebe novos Batalhões e inicia obras de hospital e pavimentação

04 jul 2018 - 09:34

Entrega do 9° Batalhão de Polícia Militar (9° BPM) e da nova sede do 8° Grupamento de Bombeiro Militar (8°GBM) (Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

O Governo do Estado de Alagoas realizou nesta terça-feira (5) diversas inaugurações e entregas de equipamentos em municípios do Alto Sertão. Uma das atividades aconteceu em Delmiro Gouveia, que recebeu dois novos Batalhões, além da assinatura da ordem de serviço para o Hospital Regional e o programa Pró-Estradas.

O novo prédio do 9º BPM conta com alojamentos divididos por postos e graduações, reserva de armamento, salas administrativas, comando, subcomando, secretaria, protocolo, rádio, inteligência; além de um depósito, sala de reuniões e um auditório.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior reforçou que esse Batalhão agora é diferenciado, por nele possui um heliponto. “Se houver uma explosão de banco ou uma outra ocorrência de grande porte, teremos condições operacionais de deslocar aeronaves para cá”, disse.

Já o 8° GBM tem atuação em mais seis municípios da região. Trata-se da segunda unidade inaugurada pelo Governo do Estado em 2018. O Corpo de Bombeiros em Alagoas passa por um amplo processo de reforma, que está possibilitando melhorias em todas as unidades operacionais da corporação na capital e no interior do Estado.

Batalhão do CBM – AL (Foto: Marcio Ferreira / Agência Alagoas)

Hospital Regional

Também na cidade às margens do “Velho Chico” houve a assinatura da ordem de serviço para a construção do Hospital Regional do Alto Sertão. Para o estado, a obra vai gerar 800 empregos na área da saúde e garantirá que outros investimentos cheguem.

O governo afirma que foram alocados R$ 32,8 milhões só na edificação do equipamento, com prazo estimado para a entrega de 18 meses. A expectativa é que o hospital esteja pronto no primeiro semestre de 2020.

Ainda segundo o estado, a obra deve beneficiar uma população regional de 171.204 pessoas, residentes em Delmiro Gouveia, Piranhas, Inhapi, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Mata Grande, Canapi e Pariconha.

Com 123 leitos, o Hospital Regional do Alto Sertão terá capacidade para realizar 7.763 atendimentos mensais e 7.000 exames de diagnóstico complementar. O equipamento está sendo construído num terreno de 3,3 hectares.

Terreno onde será construído o hospital (Foto: Marcio Ferreira / Agência Alagoas)

Pró-Estrada

Ainda em Delmiro, o Governo autorizou o início das obras de pavimentação das principais vias urbanas da cidade, bem como foi começada a implantação do acesso de 3,6 km de Olho D’Água do Casado até o assentamento Chico Mendes.

Só nesta região, 13 dos 17 municípios estão com trabalhos do Programa Pró-Estrada em andamento ou já entregues. Em seu discurso, Renan Filho garantiu que o Governo do Estado vai pavimentar em asfalto o acesso ao Campus do Alto Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Delmiro Gouveia.

Da Redação com Assessoria

Comentários