Sertão de Alagoas tem primeiros pacientes suspeitos com Covid-19 A suspeita foi levantada após os pacientes apresentarem sinais gripais e informarem que vieram de locais em que ocorreram casos do coronavírus.

20 mar 2020 - 19:15

Cidade de Ouro Branco tem dois casos suspeitos (Foto: Divulgação)

Dois primeiros casos de pacientes suspeitos com o novo coronavírus (Covid-19) foram registrados na região do Sertão de Alagoas. A informação foi divulgada no final da tarde desta sexta-feira (20), no Boletim Informativo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Segundo fontes ouvidas pelo site Alagoas na Net, esses dois foram descobertos na última quarta (18), quando os pacientes vieram de Ouro Branco e deram entrada no Hospital Regional de Santana do Ipanema, apresentando sinais de gripe.

A suspeita foi levantada após as moradoras informarem que haviam chegado de viagem há poucos dias do estado de São Paulo, local onde se concentra o maior número de casos detectados da doença.

Como manda o protocolo do Ministério da Saúde, as duas foram enviadas para quarentena domiciliar e estão aos cuidados da atenção básica do seu município. Em breve, os testes laboratoriais poderão atestar ou não se elas contraíram a doença.

Outro caso possível

Apesar de ainda não estar no Boletim da Sesau, nossa reportagem obteve a informação de que, no dia de hoje, uma criança também deu entrada no Hospital de Santana do Ipanema com sinais gripais.

Familiares da criança informaram que tinham chegado recentemente do estado da Bahia e por isso, os servidores do hospital decidiram informar o caso à Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

O site confirmou a informação de que a criança foi avaliada pelo pediatra e orientada a ficar em seu domicílio. A Sesau também foi informada e em breve deverá listar este caso nos suspeitos.

Boletim da Sesau

Divulgado no final da tarde desta sexta, o boletim da Sesau traz que Alagoas possui 6 casos confirmados para Covid-19, além de 53 em investigação e 38 descartados. Todos os confirmados estão localizados em Maceió.

Quanto aos episódios em investigação, 45 estão em Maceió; 2 em Ouro Branco, 1 em Penedo; 1 em Rio Largo; 2 em São Miguel dos Campos; 1 em São José da Laje; e 1 em Flexeiras.

Segundo a Sesau, contatos dos casos suspeitos estão sendo monitorados pela equipe do Cievs/Sesau (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e das vigilâncias epidemiológicas dos respectivos municípios.

A Secretaria de Estado da Saúde tem reiterado a necessidade de que a pessoa com histórico de viagem recente ao exterior ou aos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte e/ou que tenha tido contato com caso suspeito ou confirmado de Covid-19 e não apresenta sintomas, permaneça em casa em isolamento voluntário. No caso de apresentar sintomas respiratórios e febre, buscar atendimento em unidade de saúde, hospitais privados ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAS).

Por Lucas Malta / Da Redação

Comentários