Senai forma turma de Moda com 100% de alunas inseridas no mercado de trabalho Desfile Divina Alagoanidade marcou conclusão do curso nessa quinta-feira, 13

Assessoria

15 jul 2023 - 14:49


A solenidade de formatura, foi marcada pelo desfile “Divina Alagoanidade”, na passarela do Senai Poço. (Fotos: Mateus Beurlen / Assessoria)

Dezenove alunas formadas e todas elas com uma colocação no mercado de trabalho. Esse foi o resultado da mais recente turma que concluiu o curso técnico de Produção de Moda do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A solenidade de formatura, na noite dessa terça-feira, 13, não poderia ser diferente: ela foi marcada pelo desfile “Divina Alagoanidade”, na passarela do Senai Poço.

Além da inclusão profissional, o curso do Senai contribui para desenvolver a Cadeia Produtiva da Moda no estado, seja por meio de consultorias técnicas ou pela formação de mão de obra diferenciada. “O Senai atua junto à Indústria da Moda como um todo, desde o seu nascimento, com os serviços que são voltados, inclusive, para o desenvolvimento de marcas, até a gestão do processo produtivo e a comercialização”, explica a supervisora da área de Moda do Senai/AL, Kelly Acioli.

Na área formação profissional, a instituição também é referência. “O profissional formado no curso técnico de Produção e Moda tem uma frente de aprendizado enorme, que vai desde a produção da marca, a produção de catálogos e imagem da marca, trabalha o visual merchandising do ponto de venda, enfim, nós estamos em todo o processo criativo e de desenvolvimento de produto”, afirma.

Segundo Kelly, o curso no Senai também abre uma janela de oportunidades. “[A área de Moda] é um mercado relativamente novo para o estado e que está começando a se profissionalizar com a formação desses profissionais. Esta é apenas a segunda turma formada pelo Senai, então, é um passo grande para profissionalização da Moda no estado e o crescimento dele. O estado se fortalece também com a atuação dos outros parceiros, entre eles, o Sindivest”, conclui.

Durante o curso no Senai, as alunas desenvolveram o projeto DNA 082 em sala de aula, que acabou conquistando outros espaços, possibilitando uma conexão da turma com o mercado e outros profissionais. “Elas desenvolveram o ciclo de vida de um projeto e ultrapassaram as fronteiras da instituição, com a realização de eventos, de conexões com o empresariado do setor, abrindo possibilidades e oportunidades”, disse o instrutor Marcos Leão.

Trazendo um novo olhar para a moda e a criatividade do estado, o Projeto DNA 82 tem a missão de popularizar e desmistificar a moda alagoana. O desfile foi plural em formas e discursos, trazendo o bordado de filé, as texturas e histórias de Alagoas.

“Queremos trazer a valorização desse produto interno alagoano, que tantas vezes já foi subvalorizado ou esquecido. Viemos para resgatar a nossa ancestralidade, tomar posse de nossas riquezas humanas, culturais e naturais. O projeto DNA 82 visa, acima de tudo, homenagear a nossa terra, o que temos e o que somos. A nossa Divina Alagoanidade”, explica Brenda Laurien, aluna e uma das fundadoras do projeto.

Comentários