Poço das Trincheiras também tem seu lixão encerrado

18 dez 2017 - 08:00

Ação em Poço das Trincheiras faz parte da política do Governo do Estado de erradicação dos lixões em Alagoas (Foto: Ascom/Semarh)

Em continuidade à política de erradicação dos lixões em Alagoas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) encerrou no sábado mais um vazadouro, desta vez no município de Poço das Trincheiras, no Sertão.

O titular da Semarh, secretário Alexandre Ayres, esteve na solenidade para reiterar o compromisso do Governo de Alagoas com a gestão adequada dos resíduos sólidos.

A partir do encerramento, a Prefeitura de Poço das Trincheiras passa a destinar sua produção de resíduos para o aterro sanitário Cigres, situado em Olho d’Água das Flores.

“Todo o planejamento da Semarh após a entrega dos Planos de Resíduos Sólidos aos municípios alagoanos tem sido colocado em prática. São 46 lixões encerrados em Alagoas. Até 2014, apenas Maceió encaminhava seus resíduos para o aterro sanitário”, destacou o secretário.

Outro ponto ressaltado por Alexandre Ayres foi a doação de mil mudas de árvores nativas da região para contribuir com a recuperação da área degradada no antigo lixão.

A coleta seletiva também foi ponto de pauta entre Semarh e Prefeitura. O município conta com uma Central de Triagem, que vai contribuir com separação do resíduo e gerar renda para os catadores organizados em uma associação no município.

Para garantir mais facilidade na coleta seletiva, o secretário Alexandre Ayres informou que o Governo de Alagoas vai ceder equipamentos para os catadores.

Segundo um levantamento da Prefeitura de Poço das Trincheiras, todo o material reciclável vendido para empresas gera mais de R$ 7 mil para a cidade.

Da Assessoria Semarh

Comentários